Municípios

Maceió continua na fase Amarela enquanto interior avança para fase Laranja

Por Cada Minuto 28/07/2020 19h07
Maceió continua na fase Amarela enquanto interior avança para fase Laranja
Governador Renan Filho. Foto: reprodução.

Maceió irá permanecer na Fase Amarela por pelo menos mais uma semana. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira, dia 28, em coletiva online, pelo governador Renan Filho. Já o interior do estado irá avançar para a Fase Laranja.

Entre as novidades do novo decreto - que será publicado ainda hoje, com validade de 15 dias - está a liberação de algumas atividades, como as desenvolvidas no Detran e Instituto de Identificação, que retomam os atendimentos presenciais; Foi anunciada a liberação do transporte intermunicipal em todo o estado, com 50% da frota, trafegando dia sim, dia não, e a abertura de academias de ginástica na capital.

Sobre os taxistas do interior, Renan Filho explicou que a decisão é de cada município.

“Estamos praticamente com todos os indicadores verdes”, destacou o governador, mostrando os dados por semana epidemiológica, que demonstram que os números estão controlados. “ base nesses números, ouvindo infectologistas, técnicos e prefeitos resolvemos manter Maceió na fase amarela e avançar o interior para faixa laranja”, completou.

Frisando que a redução no número de mortes foi observada em todas as regiões do estado, o chefe do executivo alagoano disse que, em junho morreram 298 pessoas na capital e 400 no interior. Já neste mês de julho, foram 100 mortes em Maceió e 227 no interior: “A letalidade da doença está caindo em todo o estado”, pontuou.

De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico de hoje, o estado está com 57.142 casos confirmados de coronavírus e o número de óbitos é de 1.527.

Dados

No começo da coletiva, Renan Filho discorreu sobre alguns dados. Ele disse que a taxa de ocupação de leitos com respiradores está em 55% em Alagoas. Já a ocupação de leitos gerais (enfermarias e leitos com respiradores) está em cerca de 35%, e isso significa que reduzimos para a metade, de acordo com a máxima já apresentada no estado, lembrou.

A respeito do número de mortes, Renan apresentou um gráfico que revelou a redução de óbitos nas últimas oito semanas consecutivas e demonstra uma trajetória continuada nos últimos dois meses.

Em Maceió, a redução de mortes foi mais intensa, disse o governador. No entanto, no interior o pico foi mais atrasado do que na capital, apontando que a redução de mortes lá é um pouco menor, a última semana foi a menos letal, comentou.

A intensidade da doença no interior jamais foi como a da capital, disse o governador, apontando que o isolamento e as medidas de distanciamento social foram significativas para essa redução.

Medidas de proteção

“Se as pessoas relaxarem nas medidas de proteção a pandemia pode voltar a crescer e isso imporá, sem dúvidas, medidas restritivas, e poderá haver a necessidade de medidas de isolamento mais duras”, disse o governador, comunicando que vai fortalecer a fiscalização do uso de máscaras e enviará um projeto de lei (PL) à Assembleia Legislativa (ALE) tornando obrigatório, no momento, o uso de máscaras.

Alexandre Ayres, secretário de estado da Saúde comentou sobre a redução ocupação de leitos clínicos e de UTI que pela primeira vez está abaixo dos 60%, "o que indica que passamos a pior fase, no entanto ainda estamos em pandemia e não podemos baixar a guarda”, disse ele.

Já o vice-governador Luciano Barbosa comentou que o decreto não obriga as pessoas a sair de casa, e sim permite a sua saída, que deve ocorrer seguindo todas as normas de segurança para que não haja um retrocesso.

“Tomar decisões que afetaram as pessoas no seu íntimo, na sua individualidade não foi fácil”, falou Renan Filho, voltando a lembrar que, para sair da pandemia o esforço é coletivo.

Questionado sobre o impacto econômico do isolamento social, o governador afirmou que é esperado, em Alagoas uma recuperação econômica mais sólida que  em outros estados do país, inclusive com crescimento do PIB, “entretanto vamos precisar nos esforçar e criar alternativas, primeiramente vencendo o vírus”, finalizou.