Municípios

Novo decreto: academias e transporte intermunicipal têm retorno autorizado


Fonte: TNH1

28/07/2020 19h30

Em coletiva à imprensa convocada para a noite desta terça-feira (27), o governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou que todos os municípos do interior de Alagoas passam para a fase laranja. A capital, Maceió, vai continuar na fase amarela. O decreto deve ser publicado ainda hoje no Diário Oficial e será válido por 15 dias.

O governador anunciou ainda que outros segmentos estão ganhando autorização para retorno imediato das atividades, como as academias de Maceió e também o transporte intermunicipal. De acordo com o governador, o transporte vai funcionar com 50% da frota, com cada veículo rodando em dias alternados.

"O transporte intermunicipal será reaberto. Já os taxistas do interior têm decisão de cada município, porque quem regula a atividade são as prefeituras e eu presumo que as prefeituras vão possibilitar o transporte de táxis, porque em Maceió e Arapiraca já estavam funcionando”.

Foram autorizados também a voltar ao trabalho presencial o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Instituto de Identificação. Renan Filho disse ainda que o governo analisa a volta dos "Jás" e de outros segmentos. "A partir de amanhã, Detran e Instituto de Crminalística terão autorização e recomendação do governo estadual para que, seguindo o protocolo da saúde, desenvolvido pelo próprio governo do estado para terceiros, possam voltar a funcionar imediatamente e atender assim o cidadão alagoano. Também estamos avaliando a reabertura de outros serviços, como os Jás”.

O anúncio foi feito depois da apresentação dos indicadores da semana epidemiológica pelo governador, pelo vice-governador, Luciano Barbosa, secretário de saúde, Alexandre Ayres, e o secretário do Gabinete Civil, Fabio Farias. De acordo com os índices, o número de óbitos vem caindo a cada semana. "Nas últimas semanas o indicador para óbitos está sempre verde, o que significa que a cada semana, a última foi a menos letal. Isso é muito significativo", avaliou o governador. 

"A pandemia está melhorando em Alagoas, mas ainda há riscos. Com base nesses números e ouvindo infectologistas e prefeitos do interior, resolvemos manter Maceió na faixa amarela. Mas é importante destacar: para vencer a pandemia a gente ainda precisa do esforço coletivo e conjunto", enfatizou Renan Filho.

"Se as pessoas relaxarem nas medidas, a pandemia pode voltar a crescer. E isso imporá medidas mais restritivas. Por isso eu faço um apelo a todos: usem máscaras, lavem as mãos, tomem todos os cuidados", disse o governador.

O secretário de saúde, Alexandre Ayres, destacou, na coletiva, que pela primeira vez a ocupação de leitos fica abaixo dos 60% no estado. "Isso demonstra claramente que já passamos pelo pior momento. Mas ainda estamos em pandemia, não podemos baixar a guarda. A gente sempre procurou ouvir os médicos e especialistas e hoje não poderia ser diferente. Precisamos dessa decisão para que não aconteça em Alagoas o que aconteceu em outros estados", declarou Ayres. 

Projeto de Lei

Renan Filho afirmou ainda que vai enviar um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Alagoas, para que o cidadão alagoano seja obrigado a usar máscara durante a pandemia. "Quero anunciar também que vamos intensificar a fiscalização com a PM no interior de Alagoas, contando com a colaboração de todos", anunciou o chefe do executivo. 

Assista ao vídeo da coletiva: 



Compartilhe