Municípios

Academias e transporte intermunicipal devem obedecer regras de prevenção à Covid-19

Transportadoras e receptivos turísticos podem voltar a operar, seguindo o protocolo sanitário do Estado

Por Agência Alagoas 29/07/2020 14h02
Academias e transporte intermunicipal devem obedecer regras de prevenção à Covid-19
Receptivos turísticos que fazem o translado entre cidades e entre aeroporto – hotel podem voltar a operar / Foto: Kaio Fragoso

As academias e centros de ginástica de Maceió passaram a ter seu funcionamento permitido, com 50% da capacidade total, a partir desta quarta-feira (29). A decisão foi anunciada ontem (28) pelo governador Renan Filho em coletiva de imprensa e publicada em edição suplementar (decreto nº 70.513) do Diário Oficial do Estado (DOE). Também foi liberado o transporte intermunicipal em todo o estado, com metade da frota e todos os passageiros sentados. Com o retorno desta atividade, fica permitida a operação das transportadoras e receptivos turísticos que fazem o translado de pessoas entre as cidades alagoanas e em trajetos como aeroporto – hotel e vice-versa.

A capital segue na fase amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, enquanto os demais 101 municípios alagoanos passaram à fase laranja. À frente do plano de retomada das atividades econômicas do estado, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, ressalta a importância do cumprimento das regras para a garantia da saúde e segurança da população.

“Estamos, de forma consciente, retornando às nossas atividades com cautela e responsabilidade. O Governo do Estado segue tomando decisões baseadas em critérios técnicos e colocando a saúde dos alagoanos em primeiro lugar. Por isso, o atendimento às regras é essencial para evitarmos que a doença volte a crescer em Alagoas e que possamos assegurar mais segurança a quem nos visita. Não é hora de baixarmos a guarda e para vencer este momento tão difícil é preciso a colaboração de todos, empresários, trabalhadores e população”, afirma o secretário.

CONFIRA AS REGRAS ESPECÍFICAS PARA OS NOVOS SETORES LIBERADOS

Academias e centros de ginástica

Assim como as áreas já autorizadas, as academias e centros de ginásticas terão que cumprir regras gerais e específicas para o setor determinadas no Protocolo de Distanciamento Social Controlado. Entre as definições está a limitação da quantidade de clientes que entram no local, permitindo a ocupação simultânea de uma pessoa a cada 3,65m² e restrição de tempo máximo dos alunos na academia.

Também fica determinada a utilização de apenas 50% dos aparelhos de cardio, distância mínima de 2 metros entre os usuários nas áreas de peso livre e piscina, posicionamento de kits de limpeza em áreas estratégicas da academia e garantia de uso de sistemas químicos adequados de higiene nas piscinas.

Ficam proibidas atividades em grupo em ambientes fechados como aulas de bicicleta, dança e artes marciais, assim como deve ser realizado o fechamento de cada área de duas a três vezes por dia, por pelo menos 30 minutos, para limpeza geral e desinfecção dos ambientes.

Transporte intermunicipal

Para o retorno, as normas para transportes intermunicipais e transportadoras turísticas são semelhantes em dois pontos: proibição do uso do ar-condicionado, priorizando a circulação do ar natural e a higienização das superfícies e pontos comuns ao toque. No caso dos veículos voltados aos turistas, também é preciso higienizar as bagagens, priorizar o atendimento por família ou grupos de amigos que estão viajando juntos e, quando possível, priorizar o agendamento de passeios e translado de forma on-line ou por telefone, evitando a presença física do cliente na sede da empresa.