Municípios

Projeto Orla vai destacar turismo em Roteiro

Proposta é levar benefícios com mobilidade, habitação, equipamentos sociais e lazer à região

Por Tribuna Independente 12/09/2020 11h11
Projeto Orla vai destacar turismo em Roteiro
Lagoa do Roteiro leva as suas águas até a ponta do Gunga e terá infraestrutura turística na orla lagunar. Foto: Divulgação.

Aos poucos as pessoas vão tentando retomar a normalidade diante do quadro que parou quase tudo nos últimos quatro meses, inclusive o turismo. Agora, novos destinos vão surgindo. Um desses é a Lagoa do Roteiro, localizada no município do mesmo nome, no Litoral Sul de Alagoas, local já bastante procurado para a prática de esportes, com várias atividades náuticas. Os passeios de barco também são imperdíveis. Por causa da grande extensão da lagoa, cuja paisagem é magnífica, cheia de vegetação, esses passeios são o ponto alto da visita ao município. Agora, esta paisagem já tão encantadora deve ganhar uma importante obra de infraestrutura turística: a construção de sua orla lagunar.

A Lagoa do Roteiro certamente é um dos locais mais bonitos do Litoral Sul. Isso se deve às suas águas mornas, claras e limpas, que variam entre tons de azul e verde, conforme a maré se movimenta. O local também é uma excelente pedida para quem gosta de banhar-se em água doce e apreciar um espetáculo da natureza.  Vale lembrar que atualmente o município figura entre uma das maiores atrações turísticas do Estado, afinal, é onde também fica localizada a Praia do Gunga. Já a extensa faixa de areia branquinha e repleta de coqueiros faz da Lagoa do Roteiro um cenário paradisíaco. Além disso, o local também é conhecido por ser a área de junção do oceano com a lagoa, portanto bastante rica em frutos do mar como peixes, ostras, sururu e massunim. Dessa forma, a experiência gastronômica no local é rica e diferenciada.

Cheia de coqueiros, a Lagoa do Roteiro leva as suas águas até à ponta do Gunga. Até ao século XIX, esta região era habitada pelos índios Caetés. Eles encontraram uma incrível riqueza, por ter o mar, mas também o Rio São Miguel e a Lagoa do Roteiro. Isto permitia que eles tivessem terras muito ricas para a agricultura, mas também era um cenário perfeito para a pesca. Já no início do século XX, a população construiu uma capela em honra à padroeira da cidade (Nossa Senhora do Livramento) que ainda pode ser visitada pelos turistas.

O município passa a chamar-se Roteiro devido aos jesuítas que visitavam a região. Isto porque eles encontraram o Roteiro do Bispo D. Fernandez Sardinha em suas imediações.

Sonho antigo

O município de Roteiro no Litoral Sul de Alagoas, conhecido internacionalmente pela famosa Praia do Gunga, ganhará mais um aporte de infraestrutura turística com a construção da orla lagunar. Para o prefeito Wladimir Brito é extremante importante os avanços nas ações de planejamento em infraestrutura turística. “Esse é um sonho antigo que agora começa a se tornar realidade. O apoio do governo federal, através do Ministério do Turismo, possibilita investimentos para alavancar o potencial turístico e econômico de nossa cidade, que já tem vocação turística de um cenário indiscutivelmente bonito”, afirma o perfeito.

O projeto vai trazer benefícios com mobilidade, habitação, equipamentos sociais e lazer e vai contemplar a atividade turística e prospectar novos empregos. O projeto da orla tem o intuito de agregar mais um ponto turístico, atraindo visitantes além do roteiro de praias. A obra vai beneficiar toda a cadeia ligada ao turismo e a própria população.