Municípios

Devido a superlotação, detentos do presídio Cyridião Durval passam mal

Pelo menos cinco detentos estão deitados no chão e enfrentam dificuldades respiratórias

Por Cada Minuto 14/09/2020 13h01
Devido a superlotação, detentos do presídio Cyridião Durval passam mal
Foto: Reprodução.

Devido à superlotação no Presídio Masculino Cyridião Durval e Silva, alguns reeducandos que estavam “empilhados” nas celas da unidade prisional, passaram mal no plantão do último sábado (12). 

De acordo com o vídeo, que circula nas redes sociais, pelo menos cinco detentos estão deitados no chão e enfrentam dificuldades respiratórias e segundo o narrador do vídeo, o problema é ocasionado pela superlotação das celas. 

Ao CadaMinuto, o representante do Sindicato dos Policiais Penais de Alagoas (Sindapen), Petrônio Lima, disse que é comum detentos enfrentarem crises de insuficiência respiratória, devido à superlotação, mas que esse fato foi uma “surpresa”. 

“É comum vê um ou dois presos na unidade de atendimento, com sintomas de insuficiência respiratória, mas não é comum vê tantos, como foi possível ver no vídeo”, disse Petrônio. 

Ainda segundo o representante do Sindapen, a situação no sistema prisional é grave e oferta riscos a todos que estão lá dentro, sejam funcionários ou detentos. 

“Todo o sistema prisional do nosso estado está lotado, é preocupante. A superlotação traz inúmeros problemas, dentre eles a questão sanitária, pois se o sistema está cheio, a rede de esgoto estoura e causa todo um problema de saúde para quem vive lá dentro”, denunciou. 

 

O que diz a Seris 

Através de nota encaminhada à reportagem, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) esclareceu que os cinco reeducandos que se encontravam reclusos no Presídio Masculino Cyridião Durval e Silva e que apresentaram mal-estar no último sábado (12) foram prontamente atendidos por equipe da Gerência de Saúde da Seris, sendo transferidos, por precaução, ao hospital de campanha do sistema prisional alagoano. 

Ainda segundo a Seris, eles já não apresentavam nenhuma queixa no mesmo dia do atendimento. Contudo, todos seguem sob observação e irão passar por uma nova avaliação médica nesta segunda-feira (14). 

Por fim, a pasta gestora pontuou que um processo administrativo será aberto para se apurar as circunstâncias do episódio.