Municípios

Campanha de vacinação do sarampo é ampliada até 31 de outubro

A baixa procura pela vacinação em Maceió preocupa agentes da saúde

Por Redação com Gazeta Web 14/09/2020 14h02
Campanha de vacinação do sarampo é ampliada até 31 de outubro
Campanha de Vacinação do Sarampo. Foto: Divulgação

A campanha de vacinação do sarampo foi prorrogada pelo Ministério da Saúde (MS), até o próximo dia 31 de outubro. Maceió tem registrado baixa procura pela vacina por jovens e adultos, atual público alvo da campanha.

Apesar da vacinação já está em sua quarta etapa, a procura é de apenas 25% entre jovens e adultos, o que tem preocupado as autoridades de saúde, visto que a doença voltou a sugir no Brasil em 2018, após 2 décadas sem casos registrados. O sarampo se classifica como uma doença infecciosa aguda grave, que pode deixar graves sequelas, ou até mesmo levar a óbito.

Em entrevista com o TCNews, a enfermeira da Gerência de Imunização da Secretaria de Saúde de Maceió, Camila Peixoto, afirmou que a baixa procura se deve ao temor da população pela contaminação do novo coronavírus em unidades de saúde, mas garantiu que todos os cuidados estão sendo tomados para receber a população.

"Desde o início da pandemia já víamos uma diminuição na procura pelo sistema de vacinação. Nossas unidades estão preparadas para receber a população, todos as recomendações do Ministério da Saúde estão sendo seguidas, para que todos possam se dirigir às unidades e ter a vacina feita de forma segura", disse. 

O Ministério da Saúde informa que jovens e adultos de 20 a 49 anos, devem se dirigir a um dos postos de saúde, levando cartão de vacinação, independente do calendário vigente. Ainda que se tenha tomado a vacina nos últimos anos, é necessário tomar mais uma dose.