Municípios

CNI aponta que investimentos em saneamento cresceu 136% em AL

Governo do Estado e Casal são os maiores responsáveis por aumento de investimentos no setor

Por Ascom Casal 18/09/2020 16h04
CNI aponta que investimentos em saneamento cresceu 136% em AL
Imagem ilustrativa / Foto: Reprodução

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) junto ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) aponta que em Alagoas os investimentos em saneamento (abastecimento de água  e esgotamento sanitário) cresceram 136,2% no período de 2010 a 2018.

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), é o responsável pela maioria desses investimentos, tendo em vista que a Casal é a operadora do serviço de água e esgoto em 77 dos 102 municípios, incluindo Maceió e Arapiraca, que são os maiores de Alagoas.

O levantamento da CNI, divulgado na semana passada, mostra ainda que, nesse mesmo período, o índice de perdas na distribuição de água caiu de 65,9 para 31,51%. Vale destacar que, desse total, de 70 a 80% são de perdas comerciais, ou seja, referem-se aos furtos e ao consumo clandestino, enquanto os vazamentos respondem por apenas de 20 a 30% das perdas – são as chamadas perdas físicas.

“De 2015 até agora, investimos em várias ações para combate a perdas físicas e comerciais, entre elas: aumento das fiscalizações, aquisição de hidrômetros, uso de geofone e haste de escuta para detectar vazamentos não visíveis, capacitação de funcionários e aquisição de tecnologia”, elencou o presidente da Casal, Clécio Falcão.

A mesma pesquisa da CNI junto aos dados do SNIS também mostra que, em Alagoas, a variação da tarifa média de água foi compatível com a variação das demais companhias estaduais da região Nordeste, o que permitiu variar as despesas com empregados no mesmo patamar, fazendo o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelos seus colaboradores.

“Porém, com a recuperação econômico-financeira da Companhia, voltamos a fazer investimentos com recursos próprios, além das parcerias com o Governo do Estado e a Seinfra, o que nos deu esse percentual de crescimento dos investimentos que, conforme apontado pelo levantamento da CNI, chega a 136%. Isso significa, na prática, mais água chegando nas casas das pessoas, mais conforto, mais saúde e qualidade de vida”, finalizou Clécio Falcão.