Municípios

Artesã alagoana é declarada Mestra Imortal do Brasil

Reconhecida por seu trabalho, agora ela pertence a Galeria dos Imortais da Cultura Brasileira

Por Agência Alagoas 21/09/2020 18h06
Artesã alagoana é declarada Mestra Imortal do Brasil
Imagem Ilustrativa; Foto: Reprodução

Com o chapéu de guerreiro, há 38 anos a Mestra Artesã e Patrimônio Vivo de Alagoas, Vânia de Oliveira, marca a história artesanal local referenciando o folguedo e fortalecendo a profissão. Em mais um reconhecimento, ela acaba de receber um importante título: agora é Mestre Imortal do Brasil. O mérito foi dado pela primeira vez no país pela Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV World) - filiada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) - pelo trabalho desempenhado por Vânia ao longo dos anos.

O título passou a ser entregue no Brasil, para artesãos, apenas em 2020, mas já acontece em outros segmentos desde o século XX - como os da Academia Brasileira de Letras, por exemplo. Isso significa que, agora, a alagoana Vânia de Oliveira passa a pertencer a Galeria dos Imortais da Cultura Brasileira.

Evento

O trabalho dos artesãos em Alagoas é difundido e promovido pelo programa Alagoas Feita à Mão, do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). O objetivo é criar ações que contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artistas locais. As principais atividades são focadas nas participações de feiras e eventos nacionais, divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano e mapeamento e identificação das oficinas dos artesãos.