Municípios

Vacinação contra poliomielite vai até hoje (29) em Maceió

Campanha contra o sarampo também encerra nesta quinta-feira

Por Novo Extra 29/10/2020 10h10
Vacinação contra poliomielite vai até hoje (29) em Maceió
Foto: Reprodução

Por conta da transferência do feriado do Dia do Servidor para a sexta-feira (30), as campanhas de vacinação contra poliomielite (crianças de 01 a 04 anos), multivacinação para atualização do esquema vacinal (crianças e adolescentes até os 15 anos) e contra o sarampo (adultos de 20 a 49 anos) serão encerradas hoje (29).

Para vacinar seus filhos, pais e responsáveis devem se digirir a uma das unidades de saúde disponíveis em Maceió. De acordo com a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde MS, a vacinação contra a poliomielite vacinou 9 mil crianças. Já a campanha de vacina contra sarampo imunizou 75.453 adultos de 20 a 49 anos. 

Os números de vacinados ainda estão abaixo da meta prevista. A nível nacional, apenas 35% das crianças foram vacinadas até o momento. A meta é que mais de 7 milhões de crianças tomem a vacina, mas pouco mais de 4 milhões foram aos postos.

Mesmo o Brasil estando livre da doença desde 1990, há risco de que a poliomielite retorne se as crianças não forem vacinadas, já que a doença existe em outros países.

As crianças precisam ser imunizadas com quatro doses da vacina para ter o esquema vacinal completo. A vacinação ocorre aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade. 

Posteriormente, as crianças ainda devem receber dois reforços aos 15 meses e aos quatro anos. Depois disso, os pequenos devem comparecer aos postos de saúde para tomar a dose de campanha anualmente, até completar cinco anos de idade.