Municípios

Defesa Civil vistoria obras do Centro de Acolhimento e Triagem

Órgão realiza visita para vistoriar andamento de obras

Por Ascom Defesa Civil 17/11/2020 20h08
Defesa Civil vistoria obras do Centro de Acolhimento e Triagem
Foto: assessoria

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) junto com representantes das secretarias municipais, órgãos de controle e defesa visitaram nesta terça-feira (17) as obras de adequação do prédio onde funcionará o Centro de Acolhimento e Triagem (CAT), localizado no bairro do Pinheiro, para atendimento do Plano de Contingência dos bairros afetados pela instabilidade de solo. A obra está sendo realizada pela Braskem, por meio do Termo de Cooperação 4, firmado entre a Prefeitura de Maceió e a empresa em setembro deste ano, como ações de apoio para o Plancon da área afetada pela subsidência.

Na visita, o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, destacou as ações realizadas até o momento pelo órgão municipal, responsável pelo gerenciamento do risco que afeta mais de 40 mil pessoas, que vão desde a recomendação de realocação de áreas críticas até o monitoramento da área afetada. Ações que garantiram a salvaguarda da população.

“Atualmente, o Plano de Contingência prevê um atendimento setorizado, por áreas, uma vez que a parte parte afetada pelo risco iminente está evacuada ou em processo já em andamento pela empresa, através do Termo de Acordo com os órgãos de controle”, ressaltou o coordenador.

Durante a visita ao espaço em obras, os presentes puderam conhecer onde serão feitos os atendimentos, caso necessário. O prédio conta com 1.550 metros quadrados de área e com estrutura para atendimento de 1.400 pessoas. “Estão sendo realizadas as adequações necessárias para que o espaço seja viável para atendimento qualificado da população”, completou Dinário Lemos.

O diretor de Planejamento e Redução de Risco, Arthur Rodas, também apresentou a versão que está sendo atualizada do Plancon, destacando a mudança de cenário com a realocação de áreas após as atualizações do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias e fechamento de vias, que atendem recomendação da Defesa Civil Municipal.

Participaram da visita técnica as procuradoras federais Niedja Kaspary e Roberta Bomfim; a procuradora do Trabalho Rosemary Lôbo; o comandante do 59º Batalhão Infantaria Motorizado; a assessora técnica do Gabinete do Prefeito para as ações relativas ao Caso Pinheiro, Mônica Suruagy; a secretária-adjunta municipal de Comunicação, Elen Oliveira; o secretário municipal de Assistência Social, Luiz Henrique Alves Pinto; além de representantes das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Gerenciamento de Crises da Polícia Militar e do Comitê de Operações de Emergências em Saúde (COES).