Municípios

Manifestantes pedem justiça por jovem negro agredido em supermercado de Maceió

Agressão ocorreu no último sábado (21), um dia após o feriado da Consciência Negra

Por Redação com Cada Minuto 28/11/2020 17h05
Manifestantes pedem justiça por jovem negro agredido em supermercado de Maceió

Movimentos sociais se reuniram na manhã deste sábado (28), na frente do supermercado G Barbosa, localizado na feirinha do Tabuleiro, que é suspeito de ter sido responsável pelas agressões e tortura contra um jovem negro de 19 anos. O caso ocorreu no último sábado (21), um dia após o feriado da Consciência Negra e dois dias depois do assassinato de Beto Freitas, que chocou o país no Carrefour de Porto Alegre (RS).

O jovem Gabriel Nascimento, que representa o Diretório Central dos Estudantes – DCE/UFAL, explicou que a intenção da manifestação é cobrar justiça e mostrar a sociedade que sim, o racismo existe, mas que ele deve ser diariamente combatido. 

“A gente tá aqui hoje para pedir justiça. Estamos aqui de maneira coletiva não só para clamar por justiça, mas também cobrando das autoridades responsáveis pela responsabilização dos algozes”, disse o jovem. 

Gabriel pontuou ainda que o caso não deve se tornar apenas mais uma estatística como tanto outros. “Esperamos que as autoridades mais uma vez não venham serem omissas nesse caso, como já foram em vários outros. Enquanto os casos de racismo forem somente estatísticas e não forem justiçados, eles vão continuar se repetindo”. 

A jovem Andressa Gomes que também é integrante de movimentos sociais finalizou comentando que espera que durante o ato a manifestação venha ser respeitada, tanto pelas autoridades, como também pela segurança privada do supermercado. 

Ainda na última semana, o assunto também foi pautado na tribuna da Câmara Municipal de Maceió (CMM), quando o vereador Cleber Costa repercutiu o fato e disse que a sociedade não pode banalizar, nem deixar de se indignar com situações com essa.