Municípios

Prefeitura aguarda aprovação de suplemento para pagar os servidores

Projeto foi enviado para a Câmara Municipal no dia 1° de outubro e retificado no dia 11 de novembro, e será reavaliado

Por Redação com Cada Minuto 29/11/2020 09h09
Prefeitura aguarda aprovação de suplemento para pagar os servidores
Cidade de Arapiraca | Foto: Internet

Após três meses pagando rigorosamente em dia os salários dos servidores municipais de Arapiraca, a prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) deve enfrentar dificuldades financeiras neste mês de dezembro, visto a dependência urgente da aprovação do Orçamento Suplementar por parte da Câmara de Vereadores.

Excepcionalmente, neste mês, o pagamento dos salários dos servidores (referente a novembro) terá um pequeno atraso pelo fato do projeto de lei n° 20/2020, que trata do Orçamento Suplementar do Município, ainda não ter sido aprovado pelo Legislativo.

O projeto foi enviado para a Câmara Municipal no dia 1° de outubro e retificado no dia 11 de novembro, porém, na última quarta-feira (25) a Câmara solicitou um novo relatório para ser incluído no projeto.

E assim foi feito. A equipe técnica da Prefeitura prontamente atendeu a solicitação e reenviou o relatório ao Legislativo neste final de semana.

Diante dos fatos, a expectativa é que os vereadores analisem e aprovem o projeto o quanto antes, pois sem a aprovação do mesmo, a Prefeitura fica inviabilizada de cumprir com suas obrigações constitucionais e legais, mesmo com dinheiro em caixa.

As obrigações incluem o pagamento da folha dos servidores (novembro, dezembro e décimo), dos aposentados, do repasse para instituições de saúde, entre outros.

Segundos economistas, o atraso no cumprimento dessas obrigações também pode trazer efeitos negativos na economia local, sobretudo no comércio, que precisa estar aquecido no período pré-natalino.