Municípios

Secretário da Defesa Civil reconhece gravidade dos efeitos da mineração

Alexandre Lucas Alves explicou que a evolução da situação das rachaduras tem sido acompanhada de perto

Por Redação com Gazeta Web 15/01/2021 08h08
Secretário da Defesa Civil reconhece gravidade dos efeitos da mineração
Reprodução

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, reconheceu, nesta quinta-feira (14), que o evento geológico provocado pela exploração de sal-gema pela Braskem, que atingiu os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, é o maior desastre em andamento do Brasil. 

"É um desastre sem precedentes com essa magnitude no mundo e, por isso, o Governo Federal se faz presente sempre aqui em Maceió", explicou o secretário, que está na capital alagoana para definir as medidas que devem ser adotadas em relação aos bairros atingidos pelas rachaduras. 

Em entrevista, Alexandre Lucas Alves explicou que a evolução da situação das rachaduras tem sido acompanhada de perto. "É um desastre extremamente importante, vem evoluindo ao longo dos anos, dos últimos dois anos, principalmente, e, por isso, a cada semestre nós temos emitido um novo mapa, com a adoção de novas medidas, principalmente para evitar danos e mortes".

O secretário apelou para que os moradores e comerciantes que já foram notificados deixem os imóveis. De acordo com ele, o risco é muito alto para os locais que já receberam notificações da Defesa Civil.

Em Maceió, Alexandre Lucas Alves disse que o principal motivo dessa visita foi nivelar as informações com o novo coordenador de Defesa Civil de Maceió, professor Abelardo Nobre, e a nova equipe. "É importante atualizarmos os planos de contingência para eventuais ações no bairro, também é importante nós ouvirmos as demandas da nova administração e do novo prefeito, JHC. Nós precisamos trabalhar em conjunto. Só juntos, Governo Federal, Estadual e Municipal, vamos ter uma solução para os problemas", finalizou.