Municípios

Homem ameaça matar conselheiro tutelar com faca, após denúncia

Acusado foi até a sede do Conselho Tutelar visivelmente embrigado e puxou uma faca contra o conselheiro

Por Redação 16/01/2021 12h12
Homem ameaça matar conselheiro tutelar com faca, após denúncia
Igreja Matriz de Santana do Ipanema | Foto: Reprodução

Policiais militares prenderam nesta sexta-feira (15) um homem que ameaçou assassinar um conselheiro tutelar no município de Santana do Ipanema, após ter sido denunciado por negligência e maus tratos contra seu próprio filho, uma criança de 6 anos.

O acusado, de 42 anos, foi até a sede do Conselho Tutelar visivelmente embrigado e puxou uma faca contra o conselheiro Manuel Belarmino. De acordo com a vítima, no dia anterior o homem  havia sido intimado pessoalmente, numa casa do sítio Poço Salgado, zona rural do município. “Após eu o informar sobre a denúncia, disse que ele precisava ir ao conselho para prestar esclarecimentos sobre o caso”, conta o conselheiro Manuel Belarmino.

O agricultor compareceu na sede do Conselho Tutelar, mas segundo Belarmino, ele estava embriagado e com o filho do lado. “Ele chegou já dizendo: ‘Belarmino, está tudo resolvido, já conversei com aquela rapariga’, se referindo a mãe da criança, sua ex-mulher”, relatou o conselheiro.

Diante do que ouviu, o servidor disse que decidiu ligar para uma irmã mais velha da criança, para que ela ficasse com o menor, enquanto ele ouvia o acusado. Todavia, foi justamente com a chegada da parente, que o autor teria se revoltado e partiu para cima do conselheiro. “Eu vi que ele não estava com a mínima condição de estar com a criança, mas quando ele viu a filha chegando, se alterou, puxou uma faca e disse que ia me matar”, disse.

Belarmino conta que ao ver o autor entrar nas dependências do Conselho, decidiu escapar pelos fundos e conseguiu pular o muro. Minutos depois, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e mesmo com a presença dos policiais, o agricultor resistiu e precisou ser contido com disparos de arma de choque.

O conselheiro tutelar ainda informou a PM que no dia em que foi comunicar a denúncia ao suspeito, presenciou armas de fogo na casa, e inclusive teria alertado o dono do cuidado com a criança. Os policiais foram até o local e apreenderam duas espingardas.

Todo o episódio foi registrado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Major Izidoro, pela equipe da Polícia Civil. O autor foi levado até o Cisp de São José da Tapera, onde ficou à disposição da Justiça.