Municípios

Plataforma digital apresenta o perfil estrutural das grotas de Maceió

O Alagoas em Dados facilita o acesso à informação de forma simples e interativa

Por Thaís Letícia (estagiária)* Sob Supervisão com Jornal de Alagoas 26/01/2021 16h04
Plataforma digital apresenta o perfil estrutural das grotas de Maceió
Foto: Jornal de Alagoas

Na manhã desta terça-feira (26), a Secretaria de Estado, Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG), por meio da Superintendência da Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), promoveu a reformulação do Portal Alagoas em Dados.

Desenvolvido em 2012, o Portal Alagoas em Dados é uma plataforma estratégica, que facilita o acesso à informação de forma simples e interativa, subsidiando pesquisas e contribuindo para a implementação de políticas públicas. 

Para o gerente de geoprocessamento, Klebson Silva, o Alagoas em Dados deu o pontapé inicial para que o leque de parcerias aumente. “A plataforma busca disponibilizar informações estratégicas. Para isso, é preciso que as secretarias e as ONGS colaborem na disponibilização de dados para a população.”, declarou.

A plataforma reúne um conjunto de painéis estratégicos, que apresentam dados de infraestrutura, saúde, economia, emprego e agropecuária no estado.

“O objetivo do Alagoas em Dados é entregar informações simples e relevantes para os alagoanos. Por meio de painéis estratégicos, a população poderá compreender a realidade de indicadores que geralmente são técnicos, traduzidos para algo simples, facilitando a compreensão de quem acessar o portal.”, ressaltou o Superintendente da Produção da Informação e do Conhecimento, Thiago Ávila.

Para ter acesso a plataforma basta clicar neste link.

Painel das Grotas

Além do Alagoas em Dados, foi apresentado o Painel das Grotas, que traz o perfil estrutural das grotas de Maceió. Na plataforma, é possível que o usuário tenha acesso a informações sobre distribuição de água, iluminação, coleta de lixo, serviço dos correios na região, além de mostrar o nível de vulnerabilidade nos quais as comunidades se encontram.

De acordo com o Secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, o painel ajudará a redesenhar as políticas públicas no estado. “O painel provocará um grande debate sobre as pessoas que vivem em condições mais precárias de moradia. Também esperamos trazer gestões públicas das prefeituras, em especial de Maceió, para fazer uma análise desses dados.”, afirmou. 

O estudo irá auxiliar no planejamento e execução das ações do Programa Vida Nova nas Grotas, desenvolvido pelo Governo de Alagoas em parceria com a ONU-Habitat.

Ranking de Competitividade

A plataforma do Alagoas em Dados também destaca o Ranking de Competitividade, que faz uma comparação entre questões de infraestrutura, emprego, educação, segurança pública e capital humano em relação a todos os estados do Brasil. 

“O ranking de competitividade é a principal ferramenta de gestão estratégica de Alagoas, sendo uma bússola para as nossas políticas públicas.  Ele mostra onde o estado está bem e onde ainda existem desafios para as próximas gestões.”, finalizou Thiago Ávila.