Municípios

Marechal Deodoro terá toque de recolher a partir desta quinta-feira

Cacau Filho anuncia novo decreto nas redes sociais, com restrições, após recomendação do Ministério Público Estadual

Por Redação com Jornal de Alagoas 03/03/2021 21h09
Marechal Deodoro terá toque de recolher a partir desta quinta-feira
Prefeitura de Marechal Deodoro vai adotar novas medidas para enfrentamento da Covid-19

O prefeito de Marechal Dedoro, Cacau Filho (MDB) vai publicar um novo decreto de enfrentamento da pandemia nesta quinta-feira (4). As medidas serão anunciadas após reunião com o Comitê de Combate ao novo coronavírus, que será realizada pela manhã, atendendo recomendação do Ministério Público Estadual (MPE).

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) recomendou à prefeitura de Marechal Deodoro que adote medidas mais restritivas para conter a disseminação do novo coronavírus, como toque de recolher e o fechamento temporário de praias, bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais similares. A informação foi divulgada na terça-feira (2).

O prefeito fará divulgação das novas medidas em live, nas redes sociais, a partir das 12h30. Entre as medidas que devem ser adotadas estão o aumento da fiscalização e o toque de recolher. O município vai estabelecer horários reduzidos para funcionamento de bares, restaurantes, praias e setores do comércio.

O fechamento de setores da economia não está descartado, mas no momento o prefeito e comitê trabalham com a adoção de medidas que tendem a ser melhor recebidas pelo setor produtivo e população, especialmente restrição de horários e regras para lotação de locais públicos e privados.

No mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), publicado nesta quarta-feira (3), Marechal Deodoro aparece proporcionalmente como o município de Alagoas com maior incidência de casos confirmados da Covid-19. São 7.286 casos a cada 100 mil habitantes, número praticamente igual ao de Arapiraca, com 7.262 casos a cada 100 mil. Em Maceió, a incidência era de 5.061 casos confirmados a cada 100 mil pesoas.

Recomendação

A promotora de Justiça Amélia Campelo, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Marechal Deodoro, sugere a proibição de eventos presenciais como shows, congressos, atividades religiosas, esportivas e correlatas em todo território municipal, além da suspensão das atividades presenciais de todos os níveis da educação do município, além de toque de recolher a partir das 20h até as 5h, todos dias da semana. O MP recomenda, ainda, o fechamento das praias, bares, restaurantes e rede hoteleira, assim como a adoção de trabalho remoto, sempre que possível, tanto no setor público quanto no privado.

O Ministério Público pediu ainda a instalação de barreiras sanitárias nos principais pontos de acesso ao município e adoção de medidas para redução da lotação nos transportes coletivos urbanos, para 50% da capacidade de passageiros. Na recomendação, a promotora alega que tomou como base o mais recente boletim do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19.

“O mesmo documento científico afirma que a análise das informações apresentadas continua apontando para um descontrole da pandemia da Covid-19 em Alagoas, o que pode se agravar nas próximas semanas quando os possíveis impactos das aglomerações observadas no carnaval começarão a impactar as notificações”, diz trecho da recomendação.