Municípios

Prefeito de Olho D`Água das Flores recupera Educação e Saúde em 100 dias de Governo

Por Redação com Assessoria 17/04/2021 10h10
Prefeito de Olho D`Água das Flores recupera Educação e Saúde em 100 dias de Governo
Prefeito Zé Luiz dos Anjos

O prefeito da cidade sertaneja Olho D’Água das Flores, Zé Luiz dos Anjos, apresentou essa semana o balanço dos 100 dias de governo. Desde que assumiu, a Prefeitura conseguiu dar grandes saltos nas áreas de Educação e Saúde e a gestão já vem trabalhando para garantir mais melhorias nas pastas de desenvolvimento econômico, social, agricultura e geração de emprego na cidade.

“Estamos fazendo uma prestação de contas para toda a população. É importante ter transparência e mostrar os avanços que tivemos nos trabalhos realizados em Olho D’Água das Flores. Nosso governo segue sendo pautado na transparência e, sobretudo, na vontade de fazer o melhor para todos. É uma honra poder estar à frente dessa gestão e tenho muita responsabilidade para atender às necessidades do povo, deixando nossa gente tranquila”, afirma o prefeito.

Entre os avanços conquistados nos 100 dias de governo estão o incentivo à volta dos alunos matriculados na rede municipal de ensino. O crescimento foi de 6,8%, quando comparado ao ano de 2019. Ao todo, 4.071 alunos foram matriculados em 2021; em 2019, apenas 3.829 alunos permaneceram na rede pública municipal.

“Estamos corrigindo alguns pontos para melhorar a Educação. Organizamos a equipe de direção, coordenação e corpo docente para que os servidores públicos se sentissem valorizados. Os pais dos alunos sentiram essa força de trabalho e isso incentivou o retorno desses alunos para a rede municipal de ensino”, explica Zé Luiz.

Foram realizadas capacitações pedagógicas e orientações com a equipe de Vigilância Sanitária para que os professores e toda equipe da Educação possa enfrentar as novas normas dentro da pandemia. “Queremos implantar o ensino híbrido. Sabemos que agora, nesta forma de ensino remoto, não é o ideal. E nossa intenção é fazer uma migração para o sistema híbrido”, acrescenta o prefeito.

A Rede Municipal de Ensino também implantou programa de incentivo ao Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) com uma bolsa de R$70,00. O objetivo é aumentar os alunos desta modalidade de ensino para que eles tenham acesso a melhores condições de trabalho através da educação. Os kits merendas também continuam sendo distribuídos. Em março foram 3.800 kits entregues às famílias. E a proposta é melhorar o kit para que os alunos tenham uma qualidade nutricional fortalecida.

As obras dos equipamentos públicos ligados à pasta de Educação também foram retomadas. A creche que estava sendo construída, e que estava com apenas 30% da obra avançada, agora está com 95% da sua estrutura concluída. O mesmo ocorreu com o Ginásio Poliesportivo, que era mais uma obra inacabada; agora avançou e já está com 90% da obra concluída.

Saúde

A Prefeitura de Olho D’Água das Flores também conseguiu fazer melhorias no Hospital e trazer novos equipamentos para a área da Saúde, como novas macas e camas de hospital eletrônicas, investimento em equipamentos para realização de eletrocardiograma, desfibrilador, bomba de infusão para medicamentos, além de um respirador que assegura atendimento aos pacientes.

“Santana [do Ipanema] é nossa referência no tratamento de covid-19, mas nem toda hora conseguimos regular pacientes. Por isso, aumentamos nosso estoque de oxigênio e investimos em medicamentos para dar atenção aos nossos pacientes. Implantamos o Programa Vencer que oferta médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social para pacientes de covid-19 e suas famílias”, atenta Zé Luiz.

Durante os 100 dias de governo, a gestão conseguiu realizar 14 mil exames, além de avançar na vacinação da população contra a Covid-19. “Estamos colocando os exames como prioridade. Quem está doente, precisa de diagnóstico no momento. Antes, com as demandas reprimidas, as pessoas esperavam dois anos para realizar exames. Agora não tem mais isso”, ressalta o prefeito Zé Luiz dos Anjos.