Municípios

Mais de 7 mil famílias maceioenses se inscreveram no Cadastro Único em Abril

Já são 13.655 famílias da capital alagoana cadastradas

Por Redação com Assessoria 05/05/2021 16h04
Mais de 7 mil famílias maceioenses se inscreveram no Cadastro Único em Abril
Foto: Rafa Chafer

O Cadastro Único (CadÚnico), serviço que possibilita a participação de famílias com baixa renda nos programas sociais do Governo Federal, durante o mês de Abril realizou cerca de 7 mil novos cadastros em Maceió. Já são 13.655 famílias da capital alagoana cadastradas.

Para se inscrever no CadÚnico, é necessário que a família atenda ao perfil de renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. A pessoa responsável pela Unidade Familiar (RF) – deve ter, pelo menos, 16 anos e, preferencialmente, ser mulher. O Responsável Familiar faz a inscrição no CadÚnico, todos os dados apresentados são analisados e é emitido (num prazo de 15 a 30 dias) o Número de Identificação Social (NIS).

Com o NIS, é possível a isenção de taxas em concursos públicos, direito à meia-entrada, para os jovens de 15 a 29 anos, em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de gratuidade em viagens interestaduais, por meio do Programa Identidade Jovem. Além disso, o CadÚnico permite cota para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

De acordo com Diogo de Lima, coordenador do CadÚnico, no mês de abril, os Cras realizaram 4.096 cadastros, a sede do CadÚnico realizou 1.600, o Centro de Atendimento Sociassistencial (Casa) realizou 480 novas inscrições, e, em outras ações, foram cadastradas mais 1.040 famílias.