Nacional
Ministro Gilmar Mendes assume vice-presidência do TSE na terça
Gilmar Mendes foi empossado como integrante efetivo do Tribunal em 13 de fevereiro deste ano
O ministro Gilmar Mendes tomará posse no cargo de vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão solene a ser realizada na próxima terça-feira (10), às 19h, no plenário da Corte. Devido a um compromisso, o ministro não pode ser empossado no cargo na sessão de 13 de maio deste ano em que o ministro Dias Toffoli assumiu a Presidência do Tribunal. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Justiça e pelo Portal do TSE.
Gilmar Mendes foi empossado como integrante efetivo do Tribunal em 13 de fevereiro deste ano. O ministro já foi membro titular do TSE em outra ocasião, de junho de 2004 a abril de 2006, tendo presidido a Corte de fevereiro a abril de 2006.
Natural de Diamantino, em Mato Grosso, o ministro Gilmar Mendes ocupa desde 2002 uma das cadeiras do Supremo Tribunal Federal, Corte que presidiu de abril de 2008 a abril de 2010. Antes de ingressar no STF, foi procurador da República e advogado-geral da União. Também atuou como professor de Direito na Universidade de Brasília, instituição em que se formou mestre em Direito e Estado. Foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República de 1996 a 2000.