Nacional

Produção de bolos de Cacimbinhas deve ser ampliada com auxílio do Estado

Grupo de mulheres que se dedicam à produção apresentaram suas demandas à Desenvolve

Por Agência Alagoas 28/09/2016 08h08

A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) tem como missão buscar solucionar as necessidades econômicas do povo alagoano, enxergando potencial em pequenos negócios e auxiliando no seu crescimento e fortalecimento. Agindo assim, tornou-se referência em concessão de crédito subsidiado pelo Estado sem burocracia.
 
Uma das demandantes desta semana foi a Associação Quilombola Guaxinim, localizada no município de Cacimbinhas, no Sertão alagoano, que recebeu, nesta terça-feira (27), a visita da equipe de crédito da agência. O objetivo da visita foi ouvir as principais carências econômicas das boleiras para avaliação de financiamento adequado à produção dos bolos.
 
A pretensão de tomada de crédito reside na melhoria da qualidade dos bolos, no atendimento a exigências de higienização, ampliação da diversidade dos produtos e da quantidade ofertada na cidade e regiões vizinhas. Na ocasião as boleiras tiveram a oportunidade de conhecer as linhas de crédito da agência e esclarecer suas dúvidas quanto à documentação e prazos para pagamento.
 
De acordo com Thiago Pires, gerente de crédito da Desenvolve, que esteve presente à localidade e conhece de perto a realidade daquelas mulheres, elas argumentam ainda a necessidade de poder investir na aquisição de equipamentos e novos utensílios, além de produtos para sua produção e revenda.
 
Dona Neném, presidente da associação, ressaltou a importância da iniciativa do Estado em oferecer condições para a sua comunidade. “Ficamos felizes em poder contar com Estado e saber que eles enxergam a gente e lutam para trazer melhorias para as famílias que vivem aqui”, conta ela.
 
O presidente da Desenvolve, Rafael Brito, destacou a iniciativa do Governo do Estado de desenvolver ações em pequenas comunidades que antes estavam desassistidas pelo poder público.
 
“É através de contribuições como essa que cada vez mais a economia do Estado se fortalece. Nos orgulhamos de poder proporcionar investimentos que são fundamentais a economia das pequenas localidades de Alagoas”, disse Brito.
 
A proposta de liberação de crédito será avaliada pela equipe da Desenvolve nos próximos dias. Com a definição da linha que melhor se adequa e com as taxas mais favoráveis à essa requisição, a equipe realizará nova visita para recolhimento da documentação e posterior transferência financeira.