Nacional

Polícia Federal aguarda Lula até as 17hrs, diz Veja

Por Redação com Agências 06/04/2018 15h03
Polícia Federal aguarda Lula até as 17hrs, diz Veja
Sergio Moro estabeleceu a prisão do ex-presidente Lula nesta quinta-feira. O magistrado deu a “oportunidade” para que o ex-presidente se apresente voluntariamente a Polícia Federal de Curitiba até as 17h desta sexta-feira.
 
Saiba o que pode a decisão pode ou não acarretar
 
A Polícia Federal tem um helicóptero esperando no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, para levar o ex-presidente até a sede da superintendência, no bairro Santa Cândida, zona norte da capital paranaense. A sede da PF fica a 24 quilômetros do aeroporto e, em condições normais de tráfego, o trajeto é feito em até 40 minutos. 
 
Além disso, a pré-candidata à Presidência, Manuela D’Ávila, paralisou  os compromissos que teria hoje e amanhã em solidariedade ao ex-presidente Lula.  D’Ávila iria para Campinas (SP) e Teresina (PI).
Nos carros de som, os organizadores estão conclamando a população a chamar conhecidos e amigos para formar um cordão humano, afim de evitar a prisão.
 
No momento, a manifestação ocupa dois quarteirões. “Ainda está faltando gente aqui. Todo mundo tem celular aqui, porque o Lula deu isso pra gente. Vamos chamar todo mundo”, disse um militante.
Ainda que Lula esteja decidido a se entregar, ele não tem pressa para anunciar sua intenção.
A estratégia é simples: pregar o discurso da resistência para manter a militância a postos embaixo da sede do Sindicato dos Metalúrgicos. em São Bernardo.
 
Nos cálculos de Lula, ao informar que irá se entregar, a adesão à vigília cairá imediatamente.
Nas internas, porém, a cúpula do PT teme que os advogados do ex-presidente deixem a defesa caso ele decida descumprir a decisão judicial de Moro.
Eles acreditam que o cliente deve se apresentar espontaneamente para não ser acusado de cometer uma ilegalidade, até porque ficarão numa situação delicada caso compactuem com essa estratégia.
Especialistas em direito criminal informam que o mais provável é que a PF execute a ordem de prisão somente a partir da manhã de sábado, pois a apreensão só pode ser realizada no período diurno.
O ex-presidente pode se apresentar em qualquer unidade da Polícia Federal (PF) para cumprir a ordem de prisão determinada pelo juiz Sergio Moro, segundo o delegado Igor Romário de Paula, da Superintendência da PF em Curitiba e um dos coordenadores da Operação Lava Jato. “Qualquer que seja o local, nós iremos providenciar o deslocamento para Curitiba”, disse Romário nesta sexta-feira.
 
A Hashtag #OcupaSaoBernardo lidera o Twitter
A hashtag #OcupaSaoBernardo, publicada por simpatizantes de Lula, 
 
Apoio
Prisão de Lula é “a queda de um herói”, afirma espanhol El País
Segundo o periódico, Lula é o líder mais popular do país e um dos mais importantes do mundo.
 
ONU
Os advogados de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram nesta sexta-feira junto ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, uma medida cautelar com um pedido de liminar para que o governo brasileiro impeça a prisão de Lula até o fim de todos os recursos jurídicos,
 
Solidariedade
 
Líderes políticos e chefes de Estado da América do Sul declaram apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que “o mundo inteiro” abraça Lula e que a “injustiça dói na alma”. “A direita, diante da incapacidade de ganhar democraticamente, elegeu o caminho judicial para amedrontar as forças populares”, disse o líder da Venezuela.
 
Economia
 
A bolsa brasileira abriu em baixa na manhã desta sexta-feira após fechar com valorização de 1,01%, aos 85.209 pontos, na quinta-feira. Às 10h20, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, operava em queda de 0,59% aos 84.702,86 pontos. O dólar estava em alta de 0,17%, cotado a 3,34 reais
Esperança
 
Parlamentares do PT dizem estar “confiantes” que o STJ conceda uma liminar em favor de Lula até o início da tarde. Só depois, ele deve cravar se se entrega ou espera a PF vir buscá-lo no sindicato dos metalúrgicos. “Estamos esperançosos.