Nacional
Renan Calheiros deve compor CPMI das Fake News
O senador quer levar para a comissão a discussão sobre as mensagens de Deltan Dallagnol e Sergio Moro
Segundo informação da coluna Painel, da Folha de São Paulo desta segunda-feira (16). O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi indicado para integrar a CPMI das Fake News.
Segundo a Folha, Renan quer levar para a comissão a discussão sobre as mensagens de Deltan Dallagnol e Sergio Moro reveladas pelo The Intercept, apesar de elas estarem no centro de outra investigação parlamentar.
O senador deve trabalhar no aperfeiçoamento da lei que regulamenta atuações na internet. A partir da CPMI, Renan também busca uma fórmula para inibir a ação de robôs que propagam conteúdos falsos ou difamatórios.
A equipe do senador está atuando nas redes sociais para derrubar supostos perfis rotulados de “robôs”. A informação é do blog Radar, da Veja, em agosto deste ano: “Nos últimos 2 meses, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) está derrubando perfis falsos nas redes sociais, classificados como “robôs”, especialmente no Twitter.
A equipe do parlamentar teria entrado com denúncia oficial contra quase 3 mil contas e listado outras 14 mil que estão sob análise. Nas denúncias, segundo a revista, são especificadas as atividades de cada perfil, alguns com gráficos, e as postagens feitas por cada um.
Ainda segundo o blog, a ofensiva tem dado efeito: mais da metade dos perfis denunciados pelo senador já estão fora do ar.
Veja as notas do Painel
Todo lugar é lugar
Renan Calheiros (MDB-AL) foi indicado para compor a CPMI das fake news. O senador quer levar ao palco deste colegiado a discussão sobre as mensagens de Deltan Dallagnol e Sergio Moro reveladas pelo The Intercept, apesar de elas estarem no centro de outra investigação parlamentar.
Alvo
Descontada a provocação, o objetivo do senador na CPMI, dizem seus aliados, é provocar discussão sobre o aperfeiçoamento da lei que regulamenta atuações na internet. Renan busca fórmula para inibir a ação de robôs que propagam conteúdos falsos ou difamatórios.