Nacional

MS fala sobre a instabilidade do e-SUS no registro de casos da covid-19

Sistema já tinha apresentado uma diferença nos números registrados nele e em algumas secretarias municipais

Por TAINÁ ANSELMO (ESTAGIARIA)* com Sob supervisão* 21/08/2020 17h05
MS fala sobre a instabilidade do e-SUS no registro de casos da covid-19
Print da pagina e-SUS; Foto: Reprodução

Na tarde desta sexta-feira (21), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), publicou junto do boletim diário dos casos do novo coronavírus (covid-19) no estado, uma nota informando sobre a instabilidade do sistema e-SUS na atualização dos novos casos da covid-19. Segundo a nota, o ministério da saúde (MS) esta realizando uma manutenção não programada na plataforma e fazendo com o máximo de rapidez para normalizar o e-SUS.

O sistema já tinha apresentado uma diferença nos números registrados nele e em algumas secretarias municipais. No mês de julho a prefeitura de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, identificou divergências nos números informados pela secretaria municipal e a plataforma. O que acabou levando o município a comunicar, nessa quarta-feira (19), que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) vai atualizar o dados a partir de agora na capital.

Um estudo realizado pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) constatou outra falha no sistema.

"A análise do MonitoraCovid-19 constatou que a discrepância de datas não é a única: também há diferenças consideráveis com relação aos registros dos doentes e óbitos. Por exemplo: os dados do e-SUS VE, quanto aos números de casos da doença, apresentam diferença de 10% em relação ao observado nos boletins das Secretarias Estaduais. Mas, se somados os casos registrados no Sivep-Gripe, essa variação passa a 4%", diz estudo.

Veja Nota da Sesau: 

Sistema e-SUS instável – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informa que recebeu um comunicado do Ministério da Saúde sobre uma manutenção não programada na plataforma do e-SUS Notifica. Segundo o Ministério, o sistema apresenta instabilidades no cadastro de novos casos da Covid-19, no entanto o Departamento de Informática do SUS (DataSUS) está trabalhando para normalizar a plataforma.