Nacional
Pazuello espera que até o fim do ano 100% da população esteja vacinada
Até o momento, cerca de 2,69% dos brasileiros receberam imunizante contra Covid-19
Durante a sessão no plenário do Senado desta quinta (11), o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou que a expectativa é de que toda a população seja vacinada até o fim deste ano. O governo federal trabalha para que 50% do país esteja vacinado até junho.
De acordo com os dados do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil vacinou até o momento 4,4 milhões de pessoas, o que equivale a 2,69% da população acima de 18 anos –o país tem 211,7 milhões de pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Nem toda a população, no entanto, é indicada para receber a vacina. Não há estudos, por exemplo, sobre a aplicação dos imunizantes em menores de 18 anos. Além disso, por falta de doses, a vacinação foi interrompida em cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro nesta semana; Salvador alterou o cronograma também por escassez de imunizantes, como informado em matéria da Folho de S. Paulo.
O ministro Pazuello também afirmou que encontra dificuldades na aquisição dos imunizantes fora do país. A pasta tem hoje negociações com a Bharat Biotech, que fabrica a vacina Covaxin e com o Instituto Gamaleya, da Rússia, para obter a vacina Sputnik. No primeiro caso, são previstas 20 milhões de doses em 60 dias. No segundo, 10 milhões de doses. Também teve reuniões com Janssen, Moderna e Pfizer.