Nacional

Lula não vai a protesto contra Bolsonaro neste sábado (19)

Intitulado " J19 " a manifestação nacional pretende reunir protestantes em mais de 400 cidades

Por Jornal de Alagoas 19/06/2021 10h10 - Atualizado em 19/06/2021 10h10
Lula não vai a protesto contra Bolsonaro neste sábado (19)
Registros da manifestação acontecendo em Belém - PA - Foto: Reprodução/Redes Sociais (fernandocarneiropsol)

Partidos de oposição, movimentos sociais, sindicatos, entidades estudantis e organizações de esquerda esperam reunir milhares de manifestantes em protestos agendados para mais de 400 cidades, incluindo todas as capitais, contra o presidente Jair Bolsonaro — se confirmada a previsão, será maior que as manifestações do dia 29 de maio, quando houve registros de atos em 213 cidades, segundo os organizadores.

O ex-presidente lula confirmou que não vai participar das manifestações neste sábado (19). A ausência foi confirmada pela presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann (PR).

O petista chegou a cogitar ir aos atos. Na quinta-feira (17) publicou em redes sociais que tinha o receio de que sua ida transformasse "um ato político em um ato eleitoral".

O principal mote do protesto é o pedido de impeachment do presidente, que já vem sendo divulgado por meio de hashtags nas redes sociais, mas os manifestantes também devem levar bandeiras como a exigência de maior oferta de vacinas e a volta do auxílio emergencial de 600 reais, além de fazer críticas ao aumento dos preços dos alimentos e à privatização da Eletrobrás.