Nacional
Lula não vai a protesto contra Bolsonaro neste sábado (19)
Intitulado " J19 " a manifestação nacional pretende reunir protestantes em mais de 400 cidades
Partidos de oposição, movimentos sociais, sindicatos, entidades estudantis e organizações de esquerda esperam reunir milhares de manifestantes em protestos agendados para mais de 400 cidades, incluindo todas as capitais, contra o presidente Jair Bolsonaro — se confirmada a previsão, será maior que as manifestações do dia 29 de maio, quando houve registros de atos em 213 cidades, segundo os organizadores.
O ex-presidente lula confirmou que não vai participar das manifestações neste sábado (19). A ausência foi confirmada pela presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann (PR).
O petista chegou a cogitar ir aos atos. Na quinta-feira (17) publicou em redes sociais que tinha o receio de que sua ida transformasse "um ato político em um ato eleitoral".
"Eu ainda não sei se vou na manifestação. Tenho uma preocupação. Não quero transformar um ato político em um ato eleitoral. Não quero os meios de comunicação explorando isso como o Lula se apropriando de uma manifestação convocada pela sociedade brasileira.
— Lula (@LulaOficial) June 17, 2021"
O principal mote do protesto é o pedido de impeachment do presidente, que já vem sendo divulgado por meio de hashtags nas redes sociais, mas os manifestantes também devem levar bandeiras como a exigência de maior oferta de vacinas e a volta do auxílio emergencial de 600 reais, além de fazer críticas ao aumento dos preços dos alimentos e à privatização da Eletrobrás.