Nacional
CPI quer finalizar investigações sobre compra das vacinas e abrir novos casos
Senadores pretendem investir em supostas irregularidades de contratos do Ministério da Saúde com hospitais federais
A CPI da Covid irá retomar suas atividades ainda nesta semana, com o fim do recesso parlamentar. A comissão retornará concentrando seus esforços em depoimentos nos casos Covaxin e Davati, a apuração das suspeitas em torno de negociações para a compra de vacinas contra a Covid-19 por parte do Governo Federal, o intuito da investida é tentar encerrar as investigações sobre irregularidades.
De acordo com o senador Humberto Costa (PT-PE), a razão do esforço concentrado é a pressa para abrir novas frentes de apuração, em especial para investigar os hospitais federais no Rio de Janeiro e a relação do Ministério da Saúde com a empresa VTCLog, que possui contratos milionários com o governo federal.
“A decisão que foi tomada foi na linha de ir fechando os temas, inclusive aqueles da parte de negacionismo, de enfrentamento à pandemia e concluir a questão das vacinas”, afirma o senador, que continua, "E a gente tem dois assuntos que estão se iniciando e que são importantes de serem investigados: hospitais federais do Rio de Janeiro e a questão da VTCLog”.
Humberto Costa é o responsável pelo núcleo da comissão que irá investigar casos de corrupção no estado do Rio de Janeiro (RJ). O petista apresentará os primeiros nomes que pretende convocar, a apresentação será em uma reunião do grupo majoritário que dita os rumos das apurações.