Nacional
Cobra originária dos Estados Unidos é encontrada em ônibus
Caso aconteceu em Presidente Prudente, São Paulo
A Polícia Militar Ambiental apreendeu uma cobra de uma espécie originária dos Estados Unidos na última terça-feira (21), em Presidente Prudente, São Paulo. O réptil foi localizado dentro de um ônibus de transporte interestadual de passageiros enquanto um funcionário da empresa fazia a limpeza do local. Os policiais constataram que se tratava de uma cobra-do-milho (Pantherophis guttatus).
Os agentes recolheram o réptil e encaminharam para o Hospital Veterinário do Parque Ecológico da Cidade da Criança, em Presidente Prudente, onde ficará aos cuidados de profissionais.
A polícia explicou que, se uma pessoa for pega transportando ou mantendo em cativeiro uma cobra dessa espécie, deverá estar portando também a nota fiscal. Caso contrário, incorrerá em infração administrativa por introduzir espécie no território do Estado de São Paulo sem licença expedida pela autoridade competente, com multa de R$ 2 mil mais R$ 200 de acréscimo por unidade, e ainda em crime ambiental, com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.
Ainda segundo informações da polícia, a espécie é comumente reproduzida para o comércio de bichos de estimação, nos Estados Unidos, por ser bastante dócil e não ser peçonhenta.
A médica especializada em animais exóticos Luana Rodrigues Borboleta contou que a cobra é da espécie "corn snake", também chamada de "cobra-do-milho", uma serpente norte-americana exótica no Brasil. Ainda segundo ela, não é um animal venenoso e tem venda legalizada no Brasil.
“É uma serpente super mansa, acostumada com o manejo, fica super tranquilinha. Ela chega à média de 1,10 a 1,20 metro. A expectativa de vida é de mais ou menos 20 anos. É uma das serpentes prediletas para criação como pet”, disse.