Nacional

Tempestade de areia atinge cidades do interior de São Paulo e do Triângulo Mineiro

Fenômeno assustou moradores da região que registraram o acontecimento nas redes sociais

Por Redação com Jornal de Alagoas 27/09/2021 11h11 - Atualizado em 27/09/2021 11h11
Tempestade de areia atinge cidades do interior de São Paulo e do Triângulo Mineiro
Moradores relataram a tempestade de areia nas redes sociais - Foto: Reprodução

Neste domingo (26), uma tempestade de areia invadiu os municípios do interior do estado de São Paulo e em cidades do Triângulo Mineiro. O fenômeno assustou moradores da região que registraram o acontecimento nas redes sociais.

Algumas das localidades afetadas foram Franca, Jardinópolis, Orlândia, Dumont, Ribeirão Preto, Jales, Presidente Prudente e Araçatuba. Em todos estes pontos houve falta de energia e, em alguns locais, queda de serviço de internet. A ocorrência impossibilitou os comerciantes a permanecerem com as portas abertas e os motoristas de dirigir pela cidade. Moradores também relataram dificuldade para respirar durante a passagem do fenômeno.

Eduardo Rodrigues Sanches, comerciante de 56 anos, percebeu a nuvem de poeira quando saia para levar o filho a um supermercado local. "Foi uma cena apavorante, ficou tudo tomado pela poeira, eu não enxergava nada na minha frente. Do lado, muitas sacolas, folhas e papéis estavam voando para todo lado e até o carro sacudia com o vento. Todo mundo ligou o pisca alerta dos carros. Fiquei com medo porque a gente não pode subestimar a força da natureza."

Confira o vídeo:


Orientações

A orientação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi de não desperdiçar água durante o processo de limpeza dos imóveis, pois a região, atualmente, enfrenta um período de racionamento no abastecimento hídrico. "Sabemos que o evento atípico de hoje (26) trouxe uma grande quantidade de poeira e fuligem para dentro das casas. Mas o município passa por um período de severa estiagem, com rodízio no abastecimento de água. É preciso que todos que usem a água de forma consciente, sem desperdícios" informou a Sabesp.

Meteorologia

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, os dias secos e quentes favoreceram a tempestade de areia. “Estávamos com dias muito quentes e secos, o que favoreceu as rajadas de vento que, segundo o aeroporto local de Ribeirão Preto, chegou a 92 quilômetros por hora (km/h). A rajada de vento favoreceu a expulsão da poeira do chão, a onda quente favoreceu o aquecimento, com umidades abaixo de 20%. Então, todo esse ambiente favoreceu esse fenômeno, quando há o desenvolvimento vertical em que a poeira sai do solo e gera essa tempestade de areia”, explicou Andrea.

“E teve chuva, quando passou a tempestade de areia foram registrados vários pontos de chuva, não só em São Paulo como em Minas Gerais”
, acrescentou a meteorologista.

A meteorologista informou que não há previsão para que o fenômeno se repita nos próximos dias. “Para os próximos dias a previsão é de chuva, principalmente em outubro, considerado um mês chuvoso, não haverá ambiente que favoreça esse fenômeno novamente”, reforçou.