Nacional
Ministério da Saúde busca solução para falha que impede emissão de certificado da vacina
Brasileiros que receberam primeira dose diferente de segunda estão tendo problemas para a emissão do documento
Na tarde de segunda-feira (4), foi divulgado pelo Ministério da Saúde uma nota onde admite uma falha no Conecte-SUS que impede a emissão do certificado para as pessoas que tomaram as duas doses contra Covid-19 porém de fabricantes diferentes.
Desde 27 de julho de 2021, a opção de intercambiar as fabricantes foi proposta pela própria pasta devido a falta da Astrazeneca no mês de setembro onde diversas cidades aplicaram a segunda dose com opção da Pfizer para não atrasar a imunização.
Porém, ao entrar no aplicativo do Conecte-SUS, quem recebeu doses distintas não consegue emitir a certificação que deveria haver com a possibilidade de impressão em português, inglês e espanhol servindo como um comprovante para viagens internacionais.
O Minsitério da Sáude admite a falha e diz que : “busca uma solução para que seja possível emitir o certificado de vacinação no aplicativo Conecte SUS em situações que ocorram intercambialidade de vacinas”, mas não deu um prazo para que isto seja possível.
Como emitir o certificado de vacinação?
Para emitir o certificado de vacinação basta acessar o site ou aplicativo do Conecte-SUS. Ao efetuar cadastro e entrar no sistem é possível ter acesso ao hist´rico de exames, consultas e serviços do Sistema Unico de Saúde(SUS). No campo “vacinas”, a plataforma disponibiliza as informações sobre o imunizante contra a Covid-19 aplicado, como a data de vacinação e o fabricante. Ao clicar no campo “segunda dose”, o usuário poderá obter o documento a partir de um link na parte inferior do site.