Nacional
Campanha contra Sikêra Jr teve a resposta de 206 empresas
O apresentador é alvo de um boicote movimentado pelo Sleeping Giants Brasil
Uma campanha de desmonetização contra o apresentador Sikêra Jr., iniciada em junho deste ano, completou 200 dias nessa quarta-feira (6), mobilizando, até agora, 206 empresas a desvincularem seus anúncios e contratos publicitários dos programas e plataformas em que o apresentador trabalha.
No dia 26 de junho, o apresentador usou o termo "raça desgraçada" ao se referir à comunidade LGBTQIA+. A fala repercutiu nas redes sociais, recebendo o repúdio de entidades, políticos e outras figuras influentes. O movimento Sleeping Giants Brasil, que visa gerar campanhas de boicote à pessoas e empresas que monetizem fake news ou façam falas de ódio contra minorias, alertou 309 empresas que monetizavam o Sikêra Jr de alguma forma.
Das 309 empresas, 206 atenderam aos alertas, com 64 delas retirando seus anúncios do programa do apresentador na RedeTV! e 142 removeram de seu canal do YouTube.
A campanha teve início no mês internacional do orgulho LGBTQIA+ e teve apoio de instituições como All Out, Aliança LGBTI e Põe na Roda.