Nacional

Homem de 62 anos tenta dar entrada a aposentadoria e descobre que já era aposentado desde 2015

INSS informou que se trata de um caso de fraude de número de CPF duplicado

Por Redação com Metrópoles 07/10/2021 16h04
Homem de 62 anos tenta dar entrada a aposentadoria e descobre que já era aposentado desde 2015
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

Caso curioso aconteceu em Vitória, no Espírito Santo com Geraldo Xavier Soares, de 62 anos, que descobriu que outra pessoa recebia o seu salario desde 2015.

Geraldo trabalhou durante 20 anos em propriedades rurais e como cobrador de ônibus, quando tentou dar entrada na aposentadoria, no entanto, descobriu que uma pessoa, identificada como Geraldo Chaves Soares, de Minas Gerais, estava recebendo o benefício usando seus dados.

Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Vitória, Gerson de Maia Carvalho, o sistema do órgão identificou o erro na hora de dar entrada com os documentos da vítima. Ele destaca, no entanto, que ainda não há provas de que se trata de um crime.

O sindicato ainda informou que a pessoa não conseguiria se aposentar sem o registro na carteira de Xavier.

Se não fizesse a soma de todos esses vínculos, esse Geraldo que está recebendo não conseguiria aposentar, porque não iria atingir o tempo mínimo necessário para aposentar em 2015, como ele conseguiu”, afirmou Maia.

Em resposta, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que não se trata de um caso de fraude, mas de número de CPF duplicado. O órgão afirma que o erro está sendo corrigido e Geraldo Xavier poderá solicitar o benefício em até 10 dias úteis.