Nacional

Rio de Janeiro comemora os 90 anos do Cristo Redentor neste feriado

Demorou cinco anos para ficar pronto e foi inaugurado em 12 de outubro de 1931 no alto do Morro do Corcovado

Por Redação com Agência Brasil 12/10/2021 13h01 - Atualizado em 12/10/2021 13h01
Rio de Janeiro comemora os 90 anos do Cristo Redentor neste feriado
Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno - Foto: Reprodução

Eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor completa 90 anos como a imagem mais famosa do Brasil. Em 1926, começou a construção do monumento de 38 metros de altura no alto do Morro do Corcovado, a 710 metros do nível do mar. Demorou cinco anos para ficar pronto e foi inaugurado em 12 de outubro de 1931.

Para comemorar o dia do aniversário de um dos principais cartões postais do país ocorreu hoje (12) às 7h15, o Ato Cívico Religioso e a Santa Missa em Ação de Graças pelos 90 Anos do Cristo Redentor e em honra a Nossa Senhora Aparecida.

No evento, que teve a presença de autoridades públicas e religiosas, houve o lançamento da Medalha Comemorativa dos 90 Anos do Cristo Redentor e do Bloco Postal Especial em Homenagem ao Monumento do Cristo Redentor. A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, fez uma apresentação sobrevoando o monumento. A Banda do Corpo de Fuzileiros Navais participou musicalmente do evento. Toda a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do Santuário Cristo Redentor no YouTube.

O reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, destaca que o monumento é o “garoto propaganda” do país.” É impossível pensar o Brasil no exterior sem que a gente reporte o nosso olhar e a nossa lembrança para esse precioso monumento no alto do Corcovado”, diz. “Imaginem o que seria do Rio de Janeiro se não fosse o Cristo Redentor?”, questiona Raposo.

Restauração

Para o aniversário de 90 anos, foram feitos reparos emergenciais em partes que haviam sido danificadas pelo tempo: trechos do manto, dedo direito e parte frontal da cabeça. Além disso, como parte da manutenção preventiva, o Cristo ganhou um equipamento para medir os ventos que atingem a estátua e também um para-raios reforçado.

A qualidade da obra impressiona a arquiteta e escultora Cristina Ventura, coordenadora da mais recente restauração do Cristo. “É uma qualidade que chama a atenção nos dias de hoje. Isso que é o mais espantoso. Você hoje não encontra estruturas muito mais recentes com a qualidade que foi feita nessa obra”, diz Cristina.

O Cristo

Esse projeto audacioso feito de concreto armado e pedra sabão foi financiado por doações da população brasileira. Em 1921, nos preparativos para as comemorações do centenário da Independência do Brasil, um grupo católico promoveu concurso para uma estátua em homenagem a Jesus Cristo. O vencedor foi o arquiteto e engenheiro Heitor da Silva Costa, que liderou o projeto, da concepção até a inauguração da obra, em 12 de outubro de 1931.