Nacional
José de Abreu vai abrir mão da carreira de ator para se candidatar a deputado federal pelo PT
O ator também disse que vai apoiar a candidatura de Marcelo Freixo ao governo de RJ
O ator José de Abreu, de 75 anos, anunciou nessa quinta-feira (14) que vai lançar candidatura a deputado federal pelo PT. O artista já é filiado ao partido e pretende representar o diretório do Rio de Janeiro.
O artista costuma usar as redes sociais para se posicionar politicamente e é um crítico ferrenho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Abreu revelou que tomou a decisão mesmo com a contrariedade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Ele acha que hoje, como ator da TV Globo, eu calço 47 [em influência e importância]. Se for deputado, vou calçar 33, pois serei do baixo clero do Congresso”, disse o artista. Já o ex-ministro José Dirceu, que, como Lula, é um dos fundadores do PT, teria apoiado a ideia, ainda segundo o próprio Abreu. “Ele [Dirceu] diz que, além de seguir calçando 47, vou somar os 33”.
Abreu está escalado para a próxima novela das nove da Globo, chamada Um Lugar ao Sol e que estreia em novembro, mas revelou que, após esse trabalho, irá abandonar a carreira de ator para se dedicar à política.
“Vou abrir mão da minha carreira, do que eu mais amo fazer ,que é representar, para ajudar o Lula a reconstruir o Brasil e o [Marcelo] Freixo a reconstruir o Rio de Janeiro”.
Com a fala, Abreu dá uma sinalização importante para a construção, no Rio de Janeiro, de uma aliança entre o PT e o PSB de Freixo, que deve ser candidato a governador.