Nacional

Senadores da CPI aprovam requerimento para banir Bolsonaro das redes sociais

Dos parlamentares presentes, apenas um votou contra dois pedidos que resultam na suspensão das redes do presidente da República

Por Redação com informações do jornal Metrópoles 26/10/2021 12h12
Senadores da CPI aprovam requerimento para banir Bolsonaro das redes sociais
Sessão da CPI da Covid. - Foto: Reprodução

Senadores da CPI da Covid-19 aprovaram, nesta terça-feira (26), dois requerimentos relativos às declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) associando a vacina contra a Covid-19 à Aids. Dos senadores, apenas o governista Jorginho Mello (PL-SC) votou contra ambos os requerimentos.

Um deles requer a transferência de sigilos, banimento ou suspensão de acesso a redes sociais e exige a retratação do mandatário quanto às suas declarações na live semanal realizada na última quinta-feira (21) sobre a Covid-19 e HIV/Aids, sob pena de R$ 50 mil por dia de descumprimento.

Outros requer o envio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, o conteúdo com a declaração de Bolsonaro para que ele tome “ciência da reiterada e flagrante conduta potencialmente criminosa do presidente da República”.

Eu acho que o Congresso deveria se posicionar quanto a isso. É muito grave. A Presidência é uma instituição, não é um cargo de boteco que você fala o que quer como se tivesse tomando cerveja e comendo churrasquinho”, disse o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM).