Nacional

Bolsonaro diz que pretende botar a Petrobras "no radar da privatização"

O presidente já demonstrou o interesse de privatizar a estatal, mas ainda não há estudos sobre o assunto no governo

Por Redação com informações do jornal Metrópoles 27/10/2021 12h12
Bolsonaro diz que pretende botar a Petrobras 'no radar da privatização'
Presidente da República Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

Em entrevista para a TV Jovem Pan nesta quarta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que a Petrobrás é uma estatal "que só dá dor de cabeça". O mandatário á manifestou intenção de privatizar a empresa pública, mas o ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, garantiu que não existe qualquer estudo no governo federal sobre o assunto.

Alguns acham que a culpa é minha, alguns acham que eu posso interferir na Petrobras. Eu vou responder processo, o presidente da Petrobras vai acabar sendo preso. É uma estatal que, com todo respeito, só me dá dor de cabeça. Nós vamos partir pra uma maneira de quebrarmos mais monopólio, até botar no radar da privatização”, disse Bolsonaro.

Na segunda-feira (25), a Petrobras anunciou mais um aumento no preço da gasolina e do diesel nas refinarias. Foi a segunda alta em menos de um mês. Com 15 reajustes no valor do litro da gasolina (11 para cima e quatro para baixo), o combustível acumula alta de 73,4% apenas neste ano. O preço médio de venda passou, a partir de terça-feira (26/10), de R$ 2,98 para R$ 3,19, alta de 7,04%.

O presidente já deu outras declarações no sentido de privatizar a estatal. A mais recente foi na segunda-feira, quando disse que "a paciência do povo se esgotou". Na ocasião, assinalou que não é possível achar uma solução para o problema em menos de três anos.

São problemas que não se resolvem em três anos. Agora, o povo tá com a paciência lá em baixo, a paciência dele praticamente se esgotou, e vai para as críticas, das mais absurdas possíveis. Lamento, peço a Deus que preservemos nosso maior bem, que ainda é a liberdade”, disse o presidente.