Nacional

Desembargadora libera manifestação de caminhoneiros grevistas em estradas de 9 estados

Liminar da justiça prevê multas de até R$ 10 mil para grevista que bloquear estradas, decisão da desembargadora cria exceções

Por Redação com informações do blog do Chico Alves 03/11/2021 11h11
Desembargadora libera manifestação de caminhoneiros grevistas em estradas de 9 estados
Caminhoneiros já tem anunciado a greve desde o início de outubro - Foto: Reprodução

A desembargadora federal Ângela Catão, do TRF-1, suspendeu nessa terça-feira (2), o efeito das liminares que proibiam caminhoneiros grevistas de fazerem manifestações em rodovias durante a paralisação, que teve início nessa segunda-feira (1).

Decisão da desembargadora atende um recurso da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), liberando as manifestações em estradas localizadas em Minas Gerais, Bahia, Amazonas, Piauí, Tocantins, Pará, Goiás, Maranhão e Roraima. Representantes de entidades que aderiram à greve ainda esperam conseguir decisões judiciais que liberem manifestações em estadas de outros estados ainda hoje.

"Os caminhoneiros estavam com medo de fazer manifestações, por causa da liminar que estabelecia multas de até R$ 10 mil para o grevista que desobedecer", explica Wallace Landim, o Chorão, presidente da Abrava.

De acordo com o monitoramento do Ministério da Infraestrutura, a greve dos caminhoneiros teve baixa adesão e pouquíssimos bloqueios de estrada registrados até o momento.