Nacional

Brasil fica em último lugar de 30 países avaliados em estudo sobre política de drogas

País pontuou um pouco acima da metade da média dos países avaliados. Brasil segue Uganda e Indonésia em pontuação

Por Redação com Informações do Uol e do índice de Política de Drogas 08/11/2021 11h11
Brasil fica em último lugar de 30 países avaliados em estudo sobre política de drogas
Drogas apreendidas - Foto: Reprodução

Um estudo que avalia a política de drogas de 30 países foi lançado nesta segunda-feira (8) e nele, o Brasil está em último lugar de todas as nações avaliadas.

O levantamento foi elaborado pelo Harm Reduction Consortium, que reúne organizações que defendem a chamada política de redução de danos, voltada para mitigar consequências negativas do uso de drogas. O índice mede, utilizando os princípios das Nações Unidas de política de drogas, ou seja, relacionados aos direitos humanos, saúde e desenvolvimento.

O índice estudou a política de drogas dos países tanto no papel quanto na prática, com uma pontuação que vai de 0 a 100. O Brasil atingiu 26 pontos, pouco acima da metade da média dos países avaliados, 48 pontos. A Noruega obteve a maior nota, 74 pontos. Além do país nórdico, Nova Zelândia e Portugal acompanham no top 3 países com as melhores pontuações, com 71 e 70 pontos respectivamente.

"Não é uma surpresa. O resultado traduz o que vemos todos os dias no Brasil", disse a socióloga Julita Lemgruber, coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, no evento de apresentação do índice.

Brasil acompanha países como Uganda e Indonésia entre os três piores.