Nacional

Turista francês é atacado por tubarão em praia de SP

Caso foi o primeiro após 30 anos sem registros de acidentes do gênero no local

Por Redação com informações do Uol 09/11/2021 12h12
Turista francês é atacado por tubarão em praia de SP
Fotos foram usadas para identificar o tubarão causador do acidente - Foto: Reprodução

Um turista francês foi atacado por um tubarão na praia de Ubatuba, município no litoral de São Paulo. Caso ocorreu na última quarta-feira (3).

De acordo com o Instituto Argonauta que, ao analisar as imagens do ferimento na perna da vítima e constatar que a mordida foi sim causada por um tubarão, relataram que esse foi o primeiro registro de acidente envolvendo tubarão nos últimos trinta anos na cidade.

Caso foi analisado e concluído nessa segunda-feira (8), pelo especialista em tubarões Otto Bismark, da Unesp (Universidade Estadual Paulista). O turista já retornou para a França.

"Em um primeiro momento, apenas com as fotos divulgadas inicialmente, não foi possível identificar o animal causador das lesões. As imagens disponíveis levaram a acreditar que as chances de ser um tubarão eram mínimas", disse o instituto, em nota.

"Depois, ao ouvir os relatos da família e obter mais fotos e informações detalhadas sobre o acidente, o professor Otto Bismarck Gadig chegou à conclusão de que as lesões, são, de fato, compatíveis com a mordida de um tubarão", acrescentou o Argonauta.

Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta e diretor do Aquário de Ubatuba, várias espécies de tubarões ocorrem na região, mas não há registros de acidentes envolvendo humanos nos últimos trinta anos.

Segundo Gadig, analise do caso ainda será retomada com outras imagens para se ter mais informações sobre as características do animal e as condições que causaram o ferimento.