Nacional
Bolsonaro critica comparações de sua viagem com a de Lula
Ambos viajaram para questões diplomáticas. O presidente visitou o Oriente Médio, o ex-presidente visitou a Europa
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reclamou, na manhã desta quinta-feira (18), comparações feitas entre o roteiro pelo Oriente Médio feito por Bolsonaro, e a viagem à Europa feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP).
“Eu vi na Globo News: ‘Bolsonaro decepciona, Lula é um sucesso’. Ah, pelo amor de Deus”, declarou o presidente antes de embarcar de volta para o Brasil.
De acordo com o mandatário, a viagem serve como exemplo de que o Brasil está "assumindo papel de destaque no mundo".
Bolsonaro citou o tratamento recebido pelas autoridades dos países em que visitou como exemplo de que o Brasil está em "boa fase". “Só o tratamento dispensado para nós [na viagem], e nós a eles, demonstra que vivemos uma boa fase”, afirmou o presidente ao ressaltar que as acomodações dele e da comitiva nos Emirados Árabes Unidos, no Bahrein e no Catar foram custeadas pelas autoridades locais.
Na conversa com a imprensa, o chefe do Executivo nacional ainda reclamou da cobertura da imprensa sobre questões ambientais. “Quero te convidar para ir com um galão de gasolina no coração da floresta Amazônica e ver se pega fogo. Não pega fogo. Vocês [imprensa] continuam batendo na tecla de falar mal do Brasil”, disse a um repórter.
Viagem de Lula
Já no caso de Lula, que viajou pela Europa pelo mesmo período que Bolsonaro visitava o Oriente Médio, o ex-presidente visitou o Parlamento Europeu, na Belgica. O petista foi aplaudido pelos parlamentares sociais democratas após discurso na sede do parlamento.
Além disso, o ex-presidente também se encontrou com "figurões" da política Europeia, como o futuro chanceler da Alemanha, Olaf Scholz e o presidente da França, Emmanuel Macron.
Durante sua visita, Lula tratou a agenda ambiental e o combate à fome como pautas prioritárias.