Nacional
Enem 2021: data da prova, horário, local e tudo sobre o exame
Exame será aplicado em dois fins de semana distintos de novembro
Faltando menos de 48 horas do inicio das provas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que pela segunda vez acontecerá na pandemia do coronavírus, alunos encontram-se desesperados para saber o que levar ou não levar para as provas.
Neste domingo (21), os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a redação. Nesta edição, o tema será o mesmo, tanto para o Enem impresso quanto para o digital e, em ambas modalidades, o texto deverá ser feito à mão. Por isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
Além disto, mesmo com a diminuição do surto da Covid-19 o uso de máscara de proteção, todos os participantes devem levar ainda um documento de identificação. Já equipamentos eletrônicos, como celulares, e até mesmo lápis, lapiseira ou borracha podem ser motivo de eliminação do candidato.
Mesmo não sendo obrigatório, o órgão responsável pelo Enem, aconselha que os candidatos levem álcool em gel, o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impressa, caso o participante precise justificar sua presença no exame.
Enem 2021: data da prova
Assim como no ano passado, o exame será aplicado em dois fins de semana distintos: nos dias 21 e 28 de novembro, contando novamente com uma
versão digital, feita no computador, mas que diferente do ano passado será aplicada no mesmo dia da prova impressa.
Os participantes que se inscreveram na segunda chamada do Enem, que ocorreu entre 14 a 26 de setembro, terão a data de aplicação diferente. Deste modo, quem se inscreveu nesse prazo vai realizar o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022.
Enem 2021: horário de aplicação do exame
Primeiro dia:
O primeiro dia de aplicação do Enem ocorre em 21 de novembro. Neste dia, o candidato responde a 90 questões objetivas, sendo 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa. Os participantes devem chegar ao local da prova com antecedência, já que os portões abrem às 12 horas e fecham às 13h (horário de Brasília). A duração da prova é de 5 horas e 30 minutos - das 13 horas e 30 minutos às 19 horas.
Segundo dia:
O segundo e último dia de aplicação do Enem ocorre em 28 de novembro. Neste dia, o candidato responde 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, tendo cada uma das áreas 45 questões objetivas.
Assim como no primeiro dia, os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas (horário de Brasília). A duração da prova é de 5 horas - das 13 horas e 30 minutos às 18 horas e 30 minutos.
Local da prova
A informação sobre o local de prova é disponibilizado por meio de um cartão de confirmação. O acesso ao cartão fica disponível na Página do Participante, inserida no site do Inep. Para acessar a página, é necessário pôr o número do seu CPF e a sua senha.
Segundo o Inep, são considerados documentos válidos para a identificação do participante:
Cédulas de identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997;
Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei n.º 13.445,de 24 de maio de 2017;
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
Passaporte;
Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei;