Nacional
"Fechou o aeroporto, o vírus não entra?", rebate Bolsonaro sobre pedido de apoiador para fechar aeroportos
Apesar de reconhecer o novo salto da pandemia na Europa, o presidente discorda de medidas de segurança como a limitação dos aeroportos
Em conversa com apoiadores na manhã desta sexta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) rebateu um de seus apoiadores, que pediu o fechamento dos aeroportos devido ao salto de novos casos de Covid-19, especialmente na Europa.
"Não vai vedar, rapaz. Que loucura é essa? Fechou o aeroporto, o vírus não entra? Já está aqui dentro", declarou Bolsonaro ao ser questionado, que também disse que Brasil deve conviver com o vírus.
"Tem que aprender a conviver com o vírus", repetiu o presidente.
Apesar do posicionamento contrário ao fechamento dos aeroportos, o presidente reconhece a existência de uma nova onda da pandemia. Bolsonaro ainda afirmou durante a conversa que "está vindo uma outra de covid".
Declaração do mandatário vem em meio à incertezas sobre as medidas sanitárias no país com a possibilidade desta nova onda. Ontem (25) o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) decidiu, por unânimidade, contra recomendar a realização dos festejos de carnaval no ano de 2022 para evitar contágios, apesar do avanço da vacinação no país. Além do Conass, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou um aumento nas restrições para a entrada de estrangeiros no Brasil, com o ingresso apenas de vacinados.
Países europeus como Alemanha, França, Itália e Áustria, têm ampliado restrições sanitárias, e Portugal voltou a exigir máscaras em espaços fechados.