Nacional
Covid-19: capitais anunciam cancelamento dos festejos de Réveillon
O medo de uma quarta onda com a variante ômicron do vírus fez vários estados repensarem sobre a realização das festas
Oito capitais já anunciaram que não terão os festejos de Réveillon da virada de ano de 2021 para 2022. Algumas dessas já não teriam sediariam a tradicional festa devido à pandemia da Covid-19. outrar cancelaram recentemente devido à nova variante Ômicron.
Destas, São Luís, João Pessoa e Salvador anunciaram o cancelamento dos festejos nessa segunda-feira (29). Já Belo Horizonte, Goiânia e Fortaleza já haviam anunciado que não promoveriam o evento antes da nova variante ser identificada. Teresina e Palmas também não farão os festejos.
No caso de Salvador, São Luís e João Pessoa, que antes haviam confirmado a realização dos festejos devido ao avanço da vacinação no país, reavaliaram o posicionamento após a chegada da Ômicron ao mundo. Nova variante também tem um possível caso em São Paulo.
Já no caso do carnaval, apenas três capitais possuem a confirmação da folia, que são Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre, todas as outras capitais ainda não se estão em processo de decisão, exceto por Teresina e Campo Grande que já anunciaram o cancelamento da folia.
Nos últimos dias, o Conselho Nacional dos Secretários da Saúde (Conass) emitiu uma nota onde os titulares das pastas pelo Brasil decidiram, por unanimidade, recomendar a não-realização do carnaval aos estados.