Nacional
“As pessoas não podem ser discriminadas entre vacinados e não vacinadas", diz ministro da Saúde
Nova portaria publicada na madrugada desta quinta-feira (09) estabelece novas regras para a entrada de pessoas no país
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, na manhã desta quinta-feira (09), que não se pode discriminar pessoas vacinadas de não-vacinadas contra Covid-19.
O titular da Saúde brasileira fez a declaração após publicação da portaria que divulga novas regras para a entrada de brasileiros e estrangeiros no Brasil.
Segundo Queiroga, a publicação na portaria oferece "alternativas" para as pessoas que optaram por "Não aderir a uma política ou outra".
“As pessoas não podem ser discriminadas entre vacinados e não vacinadas. É por isso que a portaria estabelece alternativas pra quem livremente optou por não aderir a uma política ou outra, e que é ofertada pelo Sistema Único de Saúde”, afirmou o ministro.
Novas regras
De acordo com a portaria, os viajantes não vacinados deverão informar os endereços de quarentena na Declaração de Saúde do Viajante (DSV), entregue à companhia aérea. Os dados serão encaminhados à unidade nacional do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEV), e depois enviados aos CIEVS de cada área de abrangência do país.