Nacional
Roraima e Piauí são os estados mais atrasados na implementação do Código Florestal
Segunda fase de regularização ambiental, conhecida como PRA, está ainda mais retardada
Uma análise da situação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nos estados brasileiros mostra como estão os esforços dos governos e proprietários para quitar suas pendências ambientais. Passados quase dez anos de sua criação, a implementação do CAR ainda tem atrasos. E a segunda fase de regularização ambiental, conhecida como PRA, está ainda mais retardada.
O quadro geral, revelado por um novo estudo realizado por pesquisadoras brasileiras do Climate Policy Initiative (CPI), mostra que alguns estados avançaram nas análises do CAR feito pelos proprietários de terra. Porém, os fazendeiros ainda estão demorando a passar para a etapa de regularização ambiental de suas propriedades.
O estudo foi realizado pelo CPI e pela PUC-Rio. Como a implementação do CAR é realizada pelos órgãos estaduais, a situação varia entre as unidades da federação. Acre, Mato Grosso, Pará e Rondônia são os estados mais avançados na implementação do Código Florestal. Destes quatro, Acre e Pará são os estados com a melhor performance em 2021. Roraima e Piauí, os mais atrasados.