Nacional
Secretários de Saúde enviam cartão de natal para crianças após decisão de não exigir prescrição para vacina
Apesar da recomendação do governo federal, quem define como será a vacinação e quais regras devem ser aplicadas são estados e municípios
Secretários estaduais de Saúde reagiram ao anúncio feito na noite da última quinta-feira(23) pelo então ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Segundo o ministro, o governo federal irá recomendar autorização da vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade com a vacina da Pfizer desde que estas tenham prescrição médica para tomar o imunizante.
“O documento que vai ao ar (na consulta pública) é um documento que recomenda o uso da vacina da Pfizer nessa versão aprovada pela Anvisa. A nossa recomendação é que essa vacina não seja aplicada de forma compulsória. Ou seja, depende da vontade dos pais. Os pais são livres para levar os seus filhos para receber essa vacina. E essa vacina estará vinculada a prescrição médica, e a recomendação obedece todas as orientações da Anvisa”, disse Queiroga.
Apesar da recomendação do governo federal, quem define como será a vacinação e quais regras devem ser aplicadas são estados e municípios.
Como decisão, gestores fizeram um cartão de Natal a crianças do Brasil para avisar que não vão exigir nenhum tipo de documento para vaciná-los.
Veja o cartão