Nacional
Senador pede para convocar ministro para depor após governo recusar ajuda da Argentina
O governo recusou uma oferta de assistência do governo argentino ao estado baiano
Após o governo federal recusar a ajuda humanitária oferecida pelo governo da Argentina, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) entrou com um requerimento de convocação do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para que explique a negativa à ajuda humanitária proposta pela Argentina à Bahia.
O parlamentar escreveu no documento que o governo seria "incapaz de respeitar a Carta Magna" de receber a solidariedade e ajuda do governo argentino, mesmo se tratando de uma situação de catástrofe.
"A oferta de auxílio dos reconhecidos 'Capacetes Brancos' incluía o envio imediato de missão com dez profissionais especializados nas áreas de água e saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres", ressaltou.
Segundo o senador, o Congresso Nacional não pode "ficar inerte" ao desastre que afetou mais de 600 mil pessoas na Bahia e decidiu pedir a convocação do ministro por meio da Comissão Representativa do CN.
"Infelizmente, diante da inércia e inaptidão do governo federal, 24 pessoas já morreram e 434 ficaram feridas em decorrência das fortes chuvas na Bahia", lembrou.