Nacional

Após conclusão do Enem 2021, diretor do Inep é exonerado

Segundo informações, quem irá assumir o cargo é o servidor cedido pela Controladoria-Geral da União (CGU), Jofran Lima Roseno

Por Redação com Metrópoles 20/01/2022 13h01 - Atualizado em 20/01/2022 14h02
Após conclusão do Enem 2021, diretor do Inep é exonerado
Divulgação - Foto: Reprodução

Alexandre Avelino Pereira, diretor de gestão e planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi exonerado na última quarta-feira (19). Segundo informações, quem irá assumir o cargo é o servidor cedido pela Controladoria-Geral da União (CGU) Jofran Lima Roseno.

Dentre os novos nomes, a publicação traz o nome de Joelma Kremer como nova diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, e de Tassiana Cunha Carvalho, como chefe de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica.

Umas das justificativas é a crise que aconteceu no ano passado, às vésperas do início da aplicação do exame, onde cerca de 30 funcionários pediram demissão denunciando assédio moral e suposta interferência no conteúdo da prova.

O presidente do órgão, Danilo Dupas, e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, negaram qualquer interferência na prova. Ribeiro destacou ainda que o problema dos servidores não era técnico, mas econômico.