Nacional
Dia internacional da síndrome de Down; conheça detalhes do cromossomo 21
Data é comemorada nesta segunda-feira

No dia 21 de março é comemorado internacionalmente o dia da síndrome de Down. Segundo explicações de geneticista, a síndrome é uma alteração genética ocorrida ainda na fase de formação fetal, que pode resultar em comprometimento intelectual e motor além de algumas características peculiares aos pacientes da doença, como olhos oblíquos e rosto arredondado.
O Dia Internacional foi criado pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International-DSI) e seu reconhecimento oficial pela ONU, Organização das Nações Unidas, foi proposto pelo Brasil. A data foi escolhida porque é escrita 21/3, o que representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21, que causa esta ocorrência genética.
A alteração genética está presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita assim há 150 anos, quando o médico inglês John Langdon Down se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria, em 1866. Em 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram, de maneira independente, a origem cromossômica da síndrome. Foi quando ela passou a ser considerada síndrome genética.
Este ano, o tema escolhido pela organização DSI, do Reino Unido, para marcar o Dia Mundial da Síndrome foi inclusão. Neste dia, os portadores da síndrome e aqueles que vivem e trabalham com eles em todo o mundo organizam e participam de atividades para aumentar a conscientização pública e defender os direitos, inclusão e bem-estar dessas pessoas.
*Com informações da Agência Brasil
