Nacional

Seis pessoas da mesma família morrem após deslizamento em Paraty

A prefeitura informou que as vítimas são mãe e seus cinco filhos; já choveu mais de 300 mm em Paraty

Por Redação com UOL 02/04/2022 14h02
Seis pessoas da mesma família morrem após deslizamento em Paraty
Mãe e cinco filhos morre em Paraty - Foto: Reprodução

Seis pessoas da mesma família morreram após um deslizamento de terra na comunidade costeira de Ponta Negra, em Paraty. Uma criança sobreviveu. Desde quinta-feira (31), já choveu mais de 300 mm em Paraty.

Anteriormente, a Prefeitura de Paraty informou que sete mortos foram encontrados nos escombros, mas corrigiu a informação.

A prefeitura informou que as vítimas são mãe e seus cinco filhos. A mulher foi identificada como Lucimar e as crianças como João, 2, Estevão, 5, Yasmim, 8, Jasmin, 10, e Luciano, de 15 anos.

Um sexto filho foi resgatado com vida e, depois de receber atendimento no Hospital Municipal, foi encaminhado a um hospital de Praia Brava.

Há outras quatro pessoas feridas, de outras famílias, mas sem gravidade. As informações mais recentes indicam que o deslizamento em Ponta Negra atingiu sete casas.

Moradora não consegue voltar para casa desde quinta-feira


Uma moradora de Paraty está sem conseguir voltar para casa desde a noite de quinta-feira (31) devido aos deslizamentos que ocorreram na Rio-Santos (BR 101).

A vendedora e empreendedora Ana Mara Lopes, 36, deixou a cidade com destino a Ubatuba (SP) para fazer um curso e precisou passar a madrugada de sexta-feira na estrada.

"Ficamos presos no carro, tinha outros veículos na mesma situação na estrada. Era muita chuva e vento. Foi uma situação caótica. Fiquei de 22h de quinta às 15h de sexta com risco de cair mais alguma barreira na gente".

Na sexta, Ana Mara retornou com o marido para Ubatuba e por conta das interdições ainda não voltou para casa.

Hoje, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) interditou totalmente a rodovia Rio-Santos (BR-101) nas proximidades de Monsuaba, Portogalo e Garatucaia após a queda de barreiras e pontos de alagamento.

Ontem, um posto da PRF foi destruído por um deslizamento de terra em Paraty, na altura do km 579 da BR-101 (Rio-Santos). Uma viatura da corporação e um veículo foram atingidos, ficando praticamente soterrados, mas ninguém se feriu.

No total, 22 bairros foram afetados pelas chuvas em Paraty, desde alagamentos até deslizamentos. A Prefeitura de Paraty diz que 71 famílias estão desalojadas nos bairros Condado, Patrimônio e Ilha das Cobras.

Equipes dos Bombeiros e da Defesa Civil estão no local apoiando as ações de resgate.

O fornecimento de energia elétrica em Paraty está comprometido, informou a concessionária Enel. "Triplicamos o efetivo em campo para restabelecer o fornecimento de energia dos clientes afetados o mais rápido possível."