Nacional

Pela 3° vez o Brasil não é convidado para participar da cúpula do G7

Alemanha, país que sediará o encontro, anunciou que chamará África do Sul, Senegal, Índia e Indonésia para reunião, que acontecerá em junho

Por Redação 02/05/2022 13h01
Pela 3° vez o Brasil não é convidado para participar da cúpula do G7
. - Foto: EFE

O governo da Alemanha, que vai presidir o G7 este ano, anunciou nesta segunda-feira (02), que vai convidar 4 países em desenvolvimento para a Cúpula do G7, que irá ocorrer em junho. Dos nomes, Berlim chamará os líderes da África do Sul, da Índia, da Indonésia e do Senegal para o encontro. O Brasil novamente ficará de fora, assim como ocorreu em 2021 e em 2019, pela terceira vez consecutiva, é o que apresenta o G1.

Se Jair Bolsonaro não for reeleito, ele terá passado os quatro anos de sua gestão sem ter sido convidado uma só vez ao evento das principais economias do mundo.

O G7 para quem não sabe, é o grupo de países desenvolvidos formado por Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão e Canadá, além da União Europeia, costuma convidar para suas cúpulas alguns países que apresentem relevância no momento.

Havia pressão contra a ideia de que o governo de Nova Déli fosse convidado, já que os indianos optaram por não condenar a Rússia por sua guerra contra a Ucrânia e terem, de fato, até mesmo aumentado suas importações de petróleo russo. Mas o convite acabou sendo confirmado.

*Com informações do G1 e do Uol.